O Perdão, o retrato da vida de uma mulher iraniana…

O Perdão (Ballad of a White Cow) dos realizadores Behtash Sanaeeha e Maryam Moghaddam é o retrato poderoso de uma mulher na sociedade iraniana actual.

 

A vida de Mina, interpretada pela realizadora Maryam Moghaddam, é virada do avesso quando descobre que o marido Babak estava inocente do crime pelo qual foi executado. As autoridades pedem desculpa pelo erro e oferecem a hipótese de compensação financeira. Mina inicia uma batalha silenciosa contra um sistema cínico, por ela e pela sua filha. Quando o dinheiro começa a chegar ao fim, um estranho chamado Reza bate-lhe à porta, para saldar uma dívida que tinha para com Babak. Reticente, Mina vai deixar que Reza entre nas suas vidas, alheia ao segredo que os liga.

Para os realizadores, o filme conta “a história da agonia duradoura do [nosso] povo, com medo e esperança. A história de Mina, ansiando por uma justiça há muito perdida. A justiça que tinha desvanecido entre as linhas de uma lei. O PERDÃO conta a história das vítimas e de quem sofreu injustiças, das pessoas cujas vidas foram completamente transformadas pela morte de um inocente.”

 

O Perdão (Ballad of a White Cow) foi apresentado em Competição Oficial na última edição do Festival de Berlim. Estreia esta quinta-feira, 13 de janeiro, nos cinemas nacionais.

 

 

Partilha