O MUMA está de volta em Março

A temporada do MUMA 2021-2022 continua no próximo fim de semana de 11 e 12 de Março. Depois do necessário re-agendamento do festival devido à pandemia, foi desdobrado o programa previsto para a edição de 2020 em vários momentos ao longo do ano escolar de 2021-2022.

O arranque teve lugar em Setembro de 2021, com os memoráveis concertos de B Fachada e Monday na garagem da Assembleia Legislativa e Regional dos Açores. Devia ter continuado em Janeiro de 2022 mas o omnicron trocou as voltas mais uma vez e os concertos de Desidério Lázaro trio e da B.I.F., previstos para o início do ano, acabaram por juntar-se aos concertos de Maria Reis e Pista – esses sim, já agendados para Março.

 

Na sexta-feira, dia 11, o MUMA continua a sua parceria com a Sociedade Amor da Pátria cujo emblemático edifício da sede acolherá a música do saxofonista Desidério Lázaro, nome já firmado do jazz nacional. Vem ao Faial acompanhado por António Reis no baixo e Diogo Alexandre na bateria. O dia seguinte, sábado, arranca às 18h30 com um concerto especial criado pelo Bando de Improvisação do Faial (B.I.F.), um grupo de músicos amadores da ilha dirigidos por Tiago Marques com recurso a várias técnicas recentes de improvisação em orquestra. Neste espetáculo, chamado de “multi-BIF media”, a música terá lugar na rua, no centro da cidade da Horta, e será acompanhada pelas projeções video de Félix Kremer, na fachada principal da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça – o parceiro deste momento.

 

A seguir, o MUMA rumará á freguesia da Conceição. Depois de uma pausa para restabelecimento de forças – com um caldo de peixe na Cozinha Comunitário da Conceição – dar-se-à um concerto de Maria Reis na Igreja da Conceição. A ex-Pega Monstro vem a solo e à viola campaniça mostrar as canções dos seus últimos trabalhos, o aclamado “Chove na Sala, Água nos Olhos” e o EP “A Flôr da Urtiga”, lançando em 2021 e com a produção de Noah Lennox (Panda Bear, Animal Collective). Depois da contemplação, segue-se a festa na sede da Sociedade Filarmónica Artista Faialense. Os Pista (na foto) trazem aos Açores o sol do Barreiro sob a forma de rock tropical, com os discos “Bamboleio” e “Ocreza!” na bagagem. A finalizar a noite, a dupla local Rádio Cabeço Verde traz um pouco de música urbana para continuar a abanar os corpos.

 

photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

Partilha