IndieJúnior Allianz ultrapassou os 6 mil espectadores

O 2º IndieJúnior Allianz – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto recebeu mais de 5000 espectadores em sala e cerca de 1000 participantes nas actividades paralelas, uma subida de 15% em relação à primeira edição, o que demonstra bem a sua vitalidade e crescimento. O festival voltou a integrar uma competição internacional de longas e curtas metragens, quase todas inéditas no nosso país. Vários dos filmes a concurso foram este ano seleccionados por alunos de escolas da cidade (do Pré-Escolar ao Secundário), que fizeram parte de uma nova iniciativa “Eu Programo um Festival de Cinema!”, organizada em parceria com o Programa Paralelo do Teatro Municipal do Porto.

O Júri do Público atribuiu o Grande Prémio do Público DoctorGummy ao filme Quero Viver no Jardim Zoológico, de Evgenia Golubeva (Animação, Rússia, 6). Na Competição Internacional, o Júri Oficial atribuiu o Grande Prémio Longa Metragem a O Professor Sapo, de Anna van der Heide (Ficção, Holanda, 85). O Espaço que Resta, de Max Porter e Ru Kuwahata (Animação, França, 6) foi o filme galardoado com o Grande Prémio Curta Metragem. O Júri Oficial decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a Realidade Oculta, de Kim Brand (Ficção, Holanda, 15). O Prémio Escolas para Melhor Filme foi atribuído pelo Júri Escolas ao filme A Sra. McCutcheon, de John Sheedy (Ficção, Austrália, 17).

A secção “O Meu Primeiro Filme” apresentou três clássicos do cinema escolhidos por três músicos de renome: Ana Deus, Carlos Tê e Rui Reininho.

O festival deu a possibilidade aos jovens espectadores de participarem em múltiplas oficinas relacionadas com o universo do cinema e em actividades paralelas associadas à sua variada programação – conversas com os realizadores, uma exposição, um debate sobre questões de género, e até um baile no foyer do Rivoli.

O IndieJúnior Allianz estará de regresso ao Porto em 2019 de 29 de Janeiro a 3 de Fevereiro.

Partilha