O Gajo e Ricardo Vignini lançam o álbum “Terra Livre”

O encontro do português João Morais, mais conhecido como O GAJO (viola Campaniça) e do brasileiro Ricardo Vignini (viola Caipira) aconteceu em 2022, através das redes sociais.

Uma sintonia musical ativou um primeiro contato, com a participação de Vignini no disco “Não Lugar”, de 2023, d´O GAJO, e que rapidamente se transformou numa regular troca de ideias e na vontade de cruzar os dois mundos artísticos e culturais que caracterizam estes tocadores. Esta sintonia aproximou-os e as trocas de ideias, via mundo digital, começaram a dar origem a um trabalho consistente, que decidiram transformar num disco colaborativo, de nome Terra Livre que é, desse modo. o território exploratório de Ricardo e João, onde expandem os seus horizontes criativos sem fórmulas ou regras pré-definidas.

Terra Livre” possui, no entanto, uma segunda camada: um grito pela Liberdade, num mundo cheio de intolerâncias.

Albatroz” foi o primeiro avanço para o álbum “Terra Livre”. O título não poderia ser mais apropriado, pois Albatroz é o nome da maior ave marinha que consegue viajar grandes distâncias, atravessando continentes e oceanos. É precisamente essa travessia que liga a Viola Campaniça d´ O GAJO e a Viola Caipira de Ricardo Vignini.

“Corrosão” é o segundo single retirado de “Terra Livre”. É um tema que se reveste de várias referências, entre o rock que abunda no currículo dos dois músicos, os retoques folk oriundos do Brasil e Portugal, e as melodias intrincadas, características de ambientes musicais mais progressivos. A viola Campaniça e a Viola Caipira dialogam, mais uma vez em perfeita sintonia, e revelam uma narrativa que conta um pouco da história passada, do presente e do futuro dos dois países.

O álbum “Terra Livre” tem edição esta sexta feira, 19 de janeiro.

Partilha