Novos nomes no Cartaz de O Sol da Caparica… – Glam Magazine

Novos nomes no Cartaz de O Sol da Caparica…

Uma das qualidades do novo hip hop tem sido a capacidade de reconhecer outros mestres da palavra, artistas que, mesmo oriundos de outras áreas musicais, criaram cancioneiros inspiradores, capazes de domar as palavras certas, de transportar ideias e sentimentos que marcaram o seu tempo e conquistaram o futuro. Um deles é Jorge Palma que vai assinar um concerto muito especial n’O Sol da Caparica, sozinho ao piano, onde vai deixar que todos se recostem às suas melodias e aos seus clássicos, a grandes canções como “Frágil” ou “Voo Noturno”, num encontro raro e sem rede, com um público que sempre o aplaudiu fervorosamente. Isto será um dos pontos altos do primeiro dia, 16 de agosto. Um concerto obrigatório e de grande coragem. Voz e piano a solo vs muitos milhares de poemas.

 

As rimas afiadas da nova geração invadem o segundo dia de festival, e muito possivelmente a razão da iminente concentração em massa no Parque Urbano da Costa da Caparica. Gerações estas de novos artistas certamente devedoras das lições de gigantes como Jorge Palma, a concentrarem a atenção do público. Campeões de views e streams como Jimmy P e Piruka, autores de hits gigantes como “Estrelas no Céu” e “Ca Bu Fla Ma Nau”, valores seguros da nova geração, como Bispo e Wet Bed Gang, ou Deau, um veterano do Norte que é ele mesmo um grande escritor de canções, como deixam claro, “Andorinhaou “Diz-me Só”.

No Debaixo da Língua, as questões sobre as palavras têm merecido as mais detalhadas atenções. Mas no novo volume da série coordenada por Rui Miguel Abreu, um dos convidados é Stereossauro, DJ que se apresentou na grande noite do Festival da Eurovisão ao lado de Dj Ride como Beatbombers, e que gosta de manipular a palavra alheia: “o som do português é único e eu gostei sempre de arranhar a nossa língua, pegando em discos que nenhum dj tocava para descobrir aquelas dicas com que todos os djs sonham”.

Partilha