Novo Ático revitaliza o histórico Salão Ático do Coliseu Porto

O NOVO ÁTICO abre as portas à cidade do Porto no próximo dia 5 de Junho com um conceito próximo do que fez história no então Salão Ático: animação nas matinés de domingo, dia e hora em que não existe, normalmente, grande atividade cultural na cidade.

 

Este foi o ponto de partida para a Festa de Inauguração do NOVO ÁTICO, no domingo, 5 de junho, às 18h00. De acesso gratuito, limitado à lotação do espaço, esta festa tem como propósito apresentar o espaço e respectiva renovação à cidade, ao som da banda TT Syndicate (na foto) e do DJ Xico Ferrão, membro do colectivo Sete Magníficos.

 

Como anunciado, e a partir de Junho (excepto em Agosto), o NOVO ÁTICO apresenta grandes bandas e artistas, nacionais e internacionais, todos os domingos, às 18h00.

Dia 12, os Mão Morta Redux, um retorno ao formato trio dos primórdios da banda, agora com Adolfo Luxúria Canibal, Miguel Pedro e António Rafael, compuseram uma banda-sonora original para uma obra-prima do cinema mudo soviético – “A Casa na Praça Trubnaia” – e tocam-na ao vivo, acompanhando a exibição.

 

A 19 de junho, Dora Morelenbaum, cantora e compositora brasileira, nascida no seio de uma família de músicos de renome na cena mundial (Jaques e Paula Morelenbaum), vem a Portugal apresentar o EP de estreia, “Vento de Beirada”, lançado em 2021, mas também o mais recente tema “Dó a dó”, composto em parceria com Tom Veloso e lançado no final de 2020.

 

E a 25 de Junho, os Três Tristes Tigres de Ana Deus e Alexandre Soares que em 2020, editaram novo disco de originais, “Mínima Luz”, que será possível ouvir ao vivo no NOVO ÁTICO, num concerto onde a dupla se vai fazer acompanhar por Miguel Ferreira, nos teclados e electrónica.

Até ao final do ano há Josh Rouse, 5.ª Punkada, Club Makumba, Blind Zero, JP Simões, João Paulo Esteves da Silva, Cassete Pirata, NEEV, Kuia Só, Elisa Rodrigues, Irma, Cachorro Sem Sono, A Garota Não, Daguida, JP Coimbra, The Happy Mess, S. Pedro, Com o Mar Pelo Meio e Surma

 

Photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine

Partilha