Neil Young anuncia série oficial de bootlegs

Ao longo da longa e histórica carreira de Neil Young, alguns concertos ganharam uma reputação quase mítica, graças à prática duvidosa, mas ainda assim apreciada (em retrospectiva) do bootlegging.

 

A Shakey Pictures Records e a Reprise Records anunciam o primeiro volume de uma nova série – “The Neil Young Official Bootleg Series – Carnegie Hall 1970”, disponível em vinil duplo, CD duplo e alta resolução digital na sexta-feira, 1 de outubro.

Mais cinco volumes de séries estarão disponíveis em 2022.

 

Carnegie Hall, o primeiro lançamento, gravado originalmente em bobines analógicas multipistas, foi misturado por “The Volume Dealers” – Neil Young e Niko Bolas. Esta gravação foi feita no concerto de 4 de dezembro de 1970, naquela que foi a primeira vez actuação de Neil Young no Carnegie Hall. Nessa altura, houve dois concertos no Carnegie Hall, um no dia 4 e outro à meia-noite do dia seguinte. Até agora, nenhum bootlegger disponibilizou este primeiro concerto, que foi, de longe e de acordo com o NY, um concerto muito superior ao do segundo dia.

 

O extenso setlist do show cobre uma das épocas mais referenciadas da carreira de Neil Young, com versões acústicas das músicas “Everybody Knows This Is Nowhere”, “Down By the River”, “Helpless” e “Sugar Mountain’” mais “After the Goldrush”, do álbum homónimo, lançado apenas nove semanas antes do concerto no Carnegie Hall.  No alinhamento encontramos, ainda, “Bad Fog of Loneliness”, “Old Man” e “See the Sky About to Rain” antes mesmo de serem gravadas e editadas em disco.

 

 

 

Partilha