Para assinalar o início das candidaturas de artistas para a edição do MIL 2020, o MIL e o Musicbox juntaram-se para organizar a Sortidos MIL, uma noite dedicada aos artistas que andam a trazer novo fulgor aos circuitos de música emergente europeu e internacional.
A primeira destas noites acontece no dia 14 de Setembro com Carolina Caramujo, Núria Graham (na foto), GENTS, КУКЛА (aka Kukla), Dinamarca e Progressivu.
A primeira actuação da noite é a de Carolina Caramujo. Neste momento a gravar o seu primeiro álbum a solo, “Gambuzino”, com lançamento previsto para Novembro de 2019, a harpista Carolina Caramujo debruça-se sobre a sua própria biografia em tudo o que faz. Ao vivo, rasgos de voz e sansula acompanham a harpa, peça central do seu concerto.
Núria Graham, artista catalã que actuou no MIL em 2018, regressa a Lisboa para integrar o alinhamento da Sortidos MIL. Núria Graham deu os primeiros passos na música com apenas 16 anos. A sua música constrói-se num jogo de voz e guitarra eléctrica sobre fundos electrónicos ou acústicos, com um tom vincadamente pop.
O seu mais recente disco, “Does it Ring a Bell?”, foi editado em 2017 pela El Segell e desde então a cantautora tem actuado um pouco por toda a Espanha, Portugal e Reino Unido.
Sortidos MIL traz a Lisboa pela primeira vez GENTS, duo de synth pop romântica formado por Theis Vesterløkke e Niels Fejrskov Juhl. Desde o seu EP de estreia “Embrace the Future” (2015) que as suas mensagens de empoderamento e o som emocional e divertido, composto por batidas dançáveis e melodias cativantes, têm vindo a conquistar fãs por todo o mundo. No Outono deste ano, vão lançar o seu segundo longa-duração, “Human Connection”.
Do synth pop passamos para o “gangsta geisha pop eslavo” de КУКЛА (aka Kukla), artista eslovena que faz também a sua estreia em Lisboa. Constantemente numa luta com ela própria e com o resto do mundo, o som de Kukla captura a não-conformidade de género da juventude ocidental actual, mantendo uma certa introspecção e fatalismo eslavo. Estilisticamente, KUKLA reúne uma certa semelhança com o turbo-folk, estilo de música servo desenvolvido no período de Milosevic, e com o R&B americano na era do Bush.
Photo: Paulo Homem de Melo / arquivo Glam Magazine