Matthew Herbert, Lakecia Benjamin e Theo Bleckmann nos próximos meses no Auditório de Espinho

Em setembro (22), o Auditório começa por receber a Orquestra Clássica de Espinho, sob direção musical do maestro Pedro Neves, num concerto que marca a rentrée do Palco AdE, com a interpretação de “As Hébridas” de Mendelssohn, da Sinfonia Incompleta de Schubert e de “A história de Babar, o pequeno elefante” de Poulenc, numa adaptação orquestral da obra de Jean Françaix. A Orquestra de Jazz de Espinho também estará em cartaz ainda em setembro (29), com a saxofonista-tenor Melissa Aldana, natural do Chile, radicada nos Estados Unidos, já distinguida com o Prémio Thelonious Monk e com o seu mais recente álbum lançado pela Blue Note Records.

Em outubro (27), a Orquestra de Jazz de Espinho partilha palco com o pianista português João Paulo Esteves Silva, numa viagem melódica pelo Portugal antigo – dos Açores à Beira Interior.

 

Ainda em outubro, haverá ainda um concerto da saxofonista norte-americana Lakecia Benjamin (na foto) (7), outro com a interpretação de Schubert e Rachmaninoff pelo acordeão de João Barradas (13) e um terceiro com A Garota Não, que partilhará palco com um ensemble da Escola Profissional de Música de Espinho (14). Além disso, serão apresentadas mais três propostas noutros géneros artísticos: um espetáculo para crianças e famílias de Joana Gama, acompanhada por um piano de brincar, intitulado “As árvores não têm pernas para andar” (1), “Distante – Paisagens, Máquinas, Animais” de dança contemporânea coreografada por Né Barros (6) e “Soundcheck“, pelo Teatro da Didascália (20).

 

Em novembro, segue-se La Grande Chapelle (3), com repertório do “Officium defunctorum” de Tomás Luis de Victoria, e John Scofield Trio (5), em que o guitarrista se junta ao contrabaixo de Vicente Archer e à bateria de Bill Stewart para explorar o jazz, clássicos de rock e blues, e novos temas do álbum “Uncle John’s Band“. A Orquestra Clássica de Espinho regressa também ao palco com a violinista letã Kristine Balanas (10), no âmbito da iniciativa “Anta – Capital do Violino”, seguindo-se a performance “Feedback” pela companhia CiRcoLando – Central Elétrica (17), o espetáculo “Drum Solo” de Matthew Herbert & Julian Sartorius (24), e “Coisas” pelo Teatro de Marionetas do Porto (26).

Também nesse mês, o Auditório terá duas apresentações, no âmbito do festival itinerante Misty Fest: a primeira com o pianista alemão Volker Bertelmann, mais conhecido como Hauschka (18), que em 2016 foi nomeado para um Óscar como coautor da banda sonora do filme “Lion”, tendo ganho este ano pela música de “A Oeste Nada de Novo” e a segunda do compositor belga Wim Mertens (19) com a apresentação do seu mais recente trabalho, “Voice of the Living“, que é uma homenagem a todas as vítimas da guerra. Ainda em novembro (2, 9, 16 e 23), acompanhado por um gira-discos, Rui Miguel Abreu, diretor do Rimas e Batidas, vai conduzir as quatro sessões do Ciclo de Palestras “Ressonâncias e Vibrações”, do AdE, realizado trimestralmente e com a entrada livre. Este módulo irá debruçar-se pelo velho hip hop, indo até aos novos fados, numa viagem musical.

A programação do Auditório fecha dezembro com mais quatro propostas: o concerto da Orquestra de Jazz com o cantor germano-americano Theo Bleckmann (1), a peça de marionetas “Ninho“, pela companhia Partículas Elementares (3), o espetáculo “1973“, coproduzido pelo Auditório de Espinho, Escola Profissional de Música e Teatro Popular de Espinho – Cooperativa Nascente (7, 8 e 9) e a atuação habitual de encerramento do trimestre e do ano da Orquestra Clássica com Kandace Springs, num programa dedicado ao álbum “Lady in Satin”, de Billie Holiday (15 e 16).

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