Maio no NOVO ÁTICO do Coliseu Porto

A programação do NOVO ÁTICO para o mês de maio integra a estreia de dois discos ao vivo no Porto. Trata-se dos novos trabalhos de Mirror People, projeto de Rui Maia, e d’O Gajo.

 

No dia 7 de maio, acontece a estreia de “Heartbeats etc.”, nome do novo álbum de Mirror People. Foi escrito por Rui Maia e conta com a parceria de Rö (nome artístico de Maria do Rosário), que já havia colaborado no tema “I Need Your Love”. Composto e gravado entre 2018 e 2021 por Rui Maia em vários locais, como comboios, quartos de hotel ou estúdios caseiros, “Heartbeats etc.” segue a linha musical já característica de Mirror People, a da música de dança com um toque disco aliada à electrónica e à música house. Ao vivo, Rui Maia assume toda a electrónica dos sintetizadores e caixas de ritmo e na voz e efeitos.

 

Em maio e junho, as manhãs de domingo do NOVO ÁTICO continuam a ser dedicadas aos mais novos, sempre às 10H30. Dia 14 de maio a proposta é NiNHO – AVES para bebés e famílias (ato II). A partir do conto original “O Ninho do Urso Gaspar”, de Inês Montalvão, cria-se uma teia de afetos, porque há ninhos que se fazem daquilo que mais gostámos. A qualidade do sonho emoldurada em sons, jogos de pantomina e sorrisos.

 

Dia 28 de maio é a vez d’O Gajo apresentar, ao vivo, o seu novíssimo “Não Lugar” que sucede a “Longe do Chão” (2017), ao quádruplo EP “As 4 Estações do Gajo (2019) e “Subterrâneos” (2021). João Morais – aka O Gajo – explora em “Não Lugar“, a relação da Viola Campaniça com sonoridades de vários instrumentos como a Korá Guineense, o Sitar Indiano, a Viola Braguesa, a Viola Ressonadora Brasileira, e o Electric Saz Turco. Uma viagem por quatro continentes a bordo de uma viola Campaniça aventureira que em maio visita o palco do NOVO ÁTICO.

Partilha