Livro “Paluí” envolveu 500 crianças da Feira

Paluí – Viagem por histórias sonoras que a língua portuguesa conta” é o título do livro que será lançado dia 30 de novembro, às 21h30, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. A obra, da autoria de Helena Caspurro e Pedro Carvalho de Almeida, é uma viagem pelos textos de mais de 500 crianças de escolas do concelho feirense, que participaram no projeto “Se queres saber o que é o Paluí… põe o teu dedo aqui!”, iniciado em 2014.

Paluí” é um mundo fantástico de páginas desenhadas, escritas e contadas por centenas de crianças de nove agrupamentos de escolas de Santa Maria da Feira a partir da música do disco “Paluí”, de Helena Caspurro. São leituras para saborear e tocar todos os sentidos.

“Entre fragmentos descritivos e narrativos espreitam personagens, humanas e animais, esboçam-se histórias, rimam-se frases em poemas e cantilenas, fala-se brincando de coisas sérias e de coisas tolas, de sentimentos bons e maus ou assim-assim”, lê-se na nota prévia do livro. A sessão de lançamento de “Paluí” inclui um concerto, música, animação e outras surpresas. Será ainda inaugurada uma exposição/instalação com os materiais desenvolvidos pelas turmas envolvidas neste projeto, que servirá de cenário e mote inspirador da Hora do Conto que o núcleo pedagógico da Biblioteca Municipal vai dinamizar entre 4 e 7 de dezembro.