“Living Among What’s Left Behind” abre a edição do Basqueiral 2021

A edição de 2021 do Basqueiral está oficialmente aberta. A programação da edição de 2021 assume uma identidade diferente apostando numa programação espaçada no tempo ao longo de praticamente 2 meses.
Sob a denominação de BASQUEIRART, a edição de 2021 foi oficialmente aberta da tarde deste sábado, 19 de Junho com a inauguração da exposição “Living Among What ́s Left Behind”.

“Living Among What ́s Left Behind” é o nome da exposição de fotografia do fotojornalista Mário Cruz que permanecerá durante todo o ciclo de programação do BASQUEIRART nas salas do Museu de Santa Maria de Lamas que se transformarão para recriar o ambiente retratado pela exposição. Reúne imagens captadas durante um mês nas Filipinas, onde visitou comunidades que vivem ao longo do rio Pasig, declarado biologicamente morto na década de 1990, testemunhando uma situação extrema de pobreza e poluição ambiental, um exemplo do perigoso caminho que a humanidade está a trilhar, ignorando o meio ambiente e as necessidades humanas básicas.

Foi premiada em 2019 pela World Press Photo na categoria de Ambiente. Mário Cruz é um fotógrafo focado em assuntos relacionados com a injustiça social e os direitos humanos, tendo os seus trabalhos vindo a ser divulgados e reconhecidos um pouco por todo o mundo.

A edição de 2021 decorre até 22 de Agosto  com a Sustentabilidade Ambiental do Planeta, como fio condutor   da   maioria   da   programação,  que   contemplará   exposições,   residências   artísticas,   intervenções   no   mobiliário   urbano,   sessões   de   cinema,   performances   multidisciplinares, arte urbana e vários concertos.

 

Fotografias / Reportagem: Paulo Homem de Melo

Partilha