Pianista, compositor, produtor e pedagogo, Pablo Lapidusas nasceu na Argentina, mas mudou-se para o Brasil ainda adolescente, onde trilhou grande parte da sua formação musical. Lapidusas é Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Mestre em Performance de Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde vive atualmente.
Desde 1990 tem se apresentado ao lado de grandes nomes da música em gravações, turnês e programas de Rádio e TV em mais de 28 países: Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Edu Lobo, Hamilton de Holanda, Maria João, Quarteto em Cy, Marcelo D2, Eugene Friesen, Ehud Ettun, Victor Biglione, Carlos Malta, I Montreal Musici, Marcus Wyatt, Jimmy Dludlu, entre outros.
Com quatro álbuns lançados – dois em piano solo e dois com o projeto “PLINT” – Pablo Lapidusas International Trio, Pablo prepara o quinto álbum – “Umbigo“, um projeto solo gravado na Itália que será lançado em 2020 pela gravadora Ekaya. Recentemente, além dos projetos em solo e trio, PLINT estreou um novo projeto com orquestra sinfônica, um concerto baseado nas músicas originais do trio, com arranjos assinados por grandes nomes do Brasil, Israel e Portugal, incluindo, por exemplo, arranjos de Jaques Morelembaum. Além de compositor e intérprete, Pablo exerce intensa atividade como professor, ministrando aulas e masterclasses em Portugal, Brasil, Itália, Índia, Argentina e Israel.
Pablo Lapidusas apresenta-se ao vivo em concerto a solo em Lisboa dia 1 de Dezembro no Espaço Espelho d’Agua. Neste concerto que antecede a sua próxima digressão, Pablo Lapidusas apresenta o repertório dos seus quatro discos já lançados, temas compostos para piano solo e para o PLINT (Pablo Lapidusas International Trio). O pianista também promete apresentar de antemão temas do próximo álbum “ Umbigo“, projeto de piano solo gravado na Itália, cujo lançamento está previsto para o próximo ano, além das composições para as mais recentes parcerias com Maria João e Hamilton de Holanda