José James em dueto com Lalah Hathaway em “Lovely Day”

José James junta-se à voz de Lalah Hathaway numa versão festiva da canção clássica de Bill Withers, “Lovely Day”, já disponível para streaming e download. O tema conta com as contribuições do baixista Pino Palladino, do teclista Kris Bowers, do guitarrista Brad Allen Williams, do baterista Nate Smith, e ainda de arranjos de sopros de Takuya Kuroda. O próximo álbum de James, “Lean On Me”, é um tributo emotivo ao cantor e compositor lendário, que este ano celebra o seu 80.º aniversário. O álbum foi produzido por Don Was, presidente da Blue Note, e será lançado a 28 de setembro.

Lean on Me” nasceu no final de 2017 como um projeto de concerto, mas o objetivo foi sempre gravar um álbum. James, que já criou tributos incríveis a Billie Holiday e John Coltrane, vestiu a pele de etnomusicólogo na escolha das canções, dedicando-se aos nove LPs de Withers, ao documentário “Still Bill”, de 2009, e a um número infinito de vídeos de YouTube para criar este disco.

 

Depois de uma década de incursões pelo mundo do jazz e experiências com o hip hop, o funk e a soul, James lançou em 2017 “Love in Time of Madness”, disco de R&B futurista onde a voz sedutora de James se tornou mais rica, quente e ressonante – a receita perfeita para, a partir daqui, interpretar a sabedoria humana de Withers. Deste novo álbum fazem parte canções como: “Grandma’s Hands”, um tema raro sobre o profundo amor familiar; “Ain’t No Sunshine”, uma perspetiva dolorosa sobre o amor romântico; “Use Me”, celebração da vulnerabilidade, contando com a participação de Takuya Kuroda nos arranjos de sopros; ou a balada agridoce “Hello Like Before”.

 

 

Partilha