John Duncan em estreia nacional no Rivoli no 20º aniversário da iDEAL Recordings

Na próxima quinta-feira, 4 de outubro, o ciclo de música mensal Understage regressa ao Teatro Rivoli com o norte-americano John Duncan e os suecos Saturn and the Sun, na celebração dos 20 anos da editora sueca iDEAL Recordings, numa noite em coprodução com a Matéria Prima.

 

Depois da apresentação do espetáculo “Late Night”, do coletivo grego Blitz Theatre Group, no Grande Auditório, é no subpalco que irá acontecer o concerto de John Duncan, que tem sido um dos mestres de experimentação mais consistentemente desafiantes e convincentes das últimas décadas e que agora, com cerca de 40 anos de carreira, se estreia, finalmente, em Portugal.

Ainda na mesma noite, Joachim Nordwall (fundador da iDEAL Recordings) e Henrik Rylander dão um concerto como Saturn and the Sun. Desde 2005 que têm colaborado em vários projetos tais como “The Skull Defekts”, mas o principal foco tem sido este novo projeto, caracterizado como música electrónica profunda, muitas vezes monótona e áspera, inspirada no minimalismo dos anos 60, no início do techno e na música tribal. Ambos compõem música experimental e colabora(ra)m com artistas como Mats Gustafsson, Mika Vainio, Ryan Martin e Leif Elggren.

 

No dia seguinte, 5 de outubro, a celebração continua no Passos Manuel com a exibição do filme “Mannerlaatta” — um filme de Mika Taanila com banda Sonora de Mika Vainio — e com concertos de Jonathan Saldanha, Joachim Nordwall e ainda com o DJ Set de The iDEALIST.

 

Partilha