João Gil leva “Caixa de Luz” ao Porto e convida Tatanka, Miguel Araújo, Tiago Nacarato, Rui Reininho e Vozes da Rádio

No regresso aos espectáculos, o Capitólio, em Lisboa, recebeu entre os dias 12 e 16 de Maio, o espectáculo “Caixa de Luz” com assinatura de João Gil e a participação especial dos seus 5 convidados – António Zambujo, Elida Almeida, Jorge Palma, Carolina Deslandes e Ana Bacalhau.

Confirma-se agora que o Porto será a próxima paragem do “Caixa de Luz” em datas a anunciar brevemente e com convidados como Tatanka, Miguel Araújo, Tiago Nacarato, Rui Reininho e Vozes da Rádio.

 

“Caixa de Luz” é uma viagem pelo cancioneiro de João Gil,  um dos mais profícuos compositores da história da música portuguesa das últimas décadas. Dos Trovante à Filarmónica Gil, passando pela Ala dos Namorados, Rio Grande, Cabeças no Ar, Baile Popular ou, mais recentemente, os Tais Quais ou o Quinteto Lisboa, a vida de João Gil é pautada por grandes sucessos que suplantam a notoriedade dos grupos por onde passou e nos quais deixou o seu forte contributo.

 

Nas últimas 4 décadas da música portuguesa, João Gil distingue-se como compositor de canções que farão, para sempre, parte da memória colectiva nacional: “Saudade”, “125 Azul”, “Loucos de Lisboa”, “Postal dos Correios”, entre tantas outras, são exemplos de criações que têm a sua assinatura e que se tornaram verdadeiros fenómenos de popularidade.

 

Neste novo projecto que revisita o património autoral de João Gil, a artista plástica Ana Mesquita assina a cenografia, tendo criado perto de uma centena de imagens e vídeos inspirados na obra do músico. Como o próprio nome do espectáculo indica, o efeito criado é o de uma “Caixa de Luz”, que ilumina as fronteiras habitualmente erigidas entre artista e público.

Partilha