Já há novas confirmações para IKFEM…

O fadista Pedro Moutinho, a pianista espanhola Paula Ríos e o espectáculo O Fiadeiro com a Escola Superior de Arte Dramática da Galiza (ESADg) – que mistura música tradicional, interpretação e dança – são as novas confirmações da 7.ª edição do IKFEM – International Keyboard Festival & Masterclasses que acontece de 14 a 21 de Julho na Eurocidade Valença-Tui.

Nomes que se juntam aos já anunciados Omiri (Portugal) e La Ritirata (Espanha) numa edição que tem como tema “Music & Fashion”, duas expressões artísticas complementares através das quais é possível mostrar a simbiose perfeita da identidade histórica. Oito dias com uma programação variada que irá ocupar 18 espaços emblemáticos de Valença e Tui.

 

Pedro Moutinho apresenta-se na Praça da República da Fortaleza de Valença, dia 20 de Julho, acompanhado por André Dias (guitarra portuguesa), Tiago Silva (viola), Daniel Pinto (baixo) e Inês Laginha (piano). Com 15 anos de carreira, é uma das referências da nova geração do Fado em Portugal, e ao vivo vai apresentar o seu mais recente trabalho, “Um Fado ao Contrário“.

 

No mesmo local, dia 19, actua a pianista Paula Ríos que vai homenagear a compositora Clara Wieck-Schumann, mulher do compositor Robert Schumann e referência do romancismo alemão. Numa altura em que se assinalam 200 anos do seu nascimento, este concerto vai estrear em Portugal uma partitura recentemente encontrada, a Sonata de Pascua reconhecida como obra de Fanny Mendelssohn, a sua verdadeira autora.

 

Dia 17, no Teatro de Tui, terá lugar o espectáculo O Fiadeiro, em parceria com a Escola Superior de Arte Dramática de Galiza (ESADg). Uma encenação que mistura danças e tradições galegas e portuguesas, música e interpretação, e onde os figurinos desempenham um papel fundamental. A obra baseia-se no livro “A viaxe de José do Campo”, publicado por O Fiadeiro, onde a personagem inicia uma viagem desde a sua aldeia natal em Courel até Nova Orleães.

 

Tendo como fio condutor os instrumentos de teclados – como o piano, fortepiano, órgão, concertina, cravo, acordeão, sanfona, keytar e piano electrónico – o IKFEM convida à descoberta do património cultural das duas margens do rio Minho, entre o sudoeste da Galiza e o norte de Portugal, oferecendo um programa que reforça a sinergia entre a cultura portuguesa e espanhola. Do medieval ao barroco, do clássico à electrónica, do jazz ao fado, passando pelo rock, o folk e o sinfónico, pelo IKFEM passam artistas de renome da cena nacional e internacional

Partilha