Gyedu-Blay Ambolley o pai do “Simigwahighlife” está de volta a Portugal

Gyedu-Blay Ambolley, também conhecido como o “James Brown do Gana“, regressa a Lisboa para apresentar o álbum “Hi-Life Jazz“, editado pela alemã Agogo Records em 2022. Com mais de 30 discos editados o artista mantém-se fiel à sua fusão do highlife com o rap, funk e disco ganês. Um som rico, próprio desta mistura de estilos característica de Ambolley, e distante do estereótipo afro-pop. A este, juntam-se as críticas acutilantes e com um humor afiado que tece à corrupção, desigualdade e neo-colonialismo, que fazem da sua carreira um trabalho e nome incontornáveis.

 

Depois da sua estreia em Portugal no início de 2019, gravada na memória de todos como um concerto arrebatador, Ambolley regressa com a sua Sekondi Band ao palco do B.leza dia 17 de maio. Um espetáculo com uma energia contagiante e onde também serão destacados alguns dos seus maiores êxitos.

 

Aos 76 anos, Gyedu-Blay Ambolley apresenta-se acompanhado do seu possante septeto num concerto em que os ritmos de dança são, no mínimo, contagiantes. O público português vai vivenciar a capacidade de Ambolley combinar um som e uma melodia únicos com letras inteligentes e movimentos característicos da África Ocidental. Uma originalidade e autenticidade que transcende qualquer categoria musical.

Partilha