Gimba e Galvão apresentam… “Os Imparáveis Tiroliro & Vladimir”

“Os Imparáveis Tiroliro & Vladimir” é um CD a sair por estes dias, mais precisamente, dia esta sexta feira, 21 de Janeiro, reunindo um reportório perdido e inédito – anterior ao fenómeno do “rock português” – criado por Gimba e Jorge Galvão ainda nos anos 70, quando ambos eram ainda teenagers.

Por volta de 1985, quando se lhes junta o baixista Nuno Faria, o grupo passaria a chamar-se Os Afonsinhos do Condado.

 

Depois de “Onde Foste Tu?”, primeiro avanço do álbum, eis que chega o segundo single “As Pessoas da Vila”. Tendo por mote uma das reflexões mais antigas da humanidade – A vida não é só pão! – esta canção é um verdadeiro hino ao lazer. Assim, numa pequena vila, metáfora do mundo inteiro em que andamos sempre a correr, a pobre personagem “João”, que apenas passeia pela praia e, na verdade, não liga a nada, acaba por ver recompensada a sua teimosa mas proveitosa preguiça.

 

Aqui está uma das primeiras canções – se não a primeira – da jovem dupla. Em compasso rápido, com influências da folk acústica de Paul Simon ou Lennon/ McCartney, esta é uma história naïf com final feliz, acabando o mundo (a vila) em clima de paz e amor.

É um dos melhores exemplos da ingenuidade contida em algumas letras do álbum, dada a tenra idade dos autores. É também uma das marcas do som acústico do duo, com vozes e assobiadelas misturadas em alegres harmonias, acompanhadas pelas duas guitarras freneticamente dedilhadas. Nesta versão é possível ouvir o contrabaixo do convidado Francisco Silva, bem como as vozes de Inês Santos e Pedro Lopes, replicando um Vai-te embora, vadio! gritado pela populaça ainda enfurecida.

 

Para quem queira ver a rapaziada em acção, eles irão estar no Titanic Sur Mer, em Lisboa, para o concerto de lançamento no dia 28 de Janeiro pelas 22h30m seguindo-se o concerto dia 10 de março na Fábrica Braço de Prata em Lisboa pelas 21h30.

 

Partilha