“Geografia Particular” é o novo espetáculo de Mafalda Veiga

Mafalda Veiga é uma das mais importantes e reconhecidas cantoras e compositoras portuguesas, autora de algumas das canções mais emblemáticas da música portuguesa contemporânea.

No próximo dia 6 de maio apresenta-se ao vivo, no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, onde irá estrear um novo espetáculo – “Geografia Particular” – que é também o nome do EP, de canções originais, a ser editado ainda este ano.

Enquanto compositora, Mafalda Veiga nem sempre se recorda daquilo que a motivou a escrever determinada canção, nem do dia e da hora em que o fez. No entanto, considera haver sempre uma memória recorrente em relação a todas as suas canções: o lugar onde estava quando as escreveu.

A música tem também esse poder para quem a ouve, o poder de nos transportar para um lugar, uma latitude, um destino com temperatura, cheiro, sensações, pessoas, “esse” lugar onde ela foi (e continua a ser) a banda sonora de alguma coisa única, especial e inesquecível. É como se ela possuísse o código para uma “geografia particular”, uma geografia que é pertença de cada pessoa, um mapa interior de memórias e de emoções para onde cada canção que nos é especial consegue guiar-nos com a exatidão de um gps.

 

Esta é a viagem que Mafalda Veiga propõe ao público no espetáculo “Geografia Particular”; uma viagem que parte do processo de pegar nas suas guitarras e nas suas canções, escritas em rascunhos que nem sempre guardou, que passa pela procura do “tom” de cada um dos lugares onde foi triste ou feliz a escrevê-las e que termina na partilha dessas canções com as pessoas que as ouviram e que também sabem, cada uma delas, quais são os lugares onde foram felizes ou tristes ao fazê-lo.

Partilha