“Gagarine” em estreia nas salas de cinema portuguesas

Gagarine”, de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, um dos filmes mais aclamados da Seleção Oficial do Festival de Cannes de 2020, estreia esta quinta-feira, dia 27 de janeiro, nas salas de cinema portuguesas.

 

O filme conta a história de Youri, um rapaz de 16 anos, filho de imigrantes, que cresceu no enorme projeto habitacional Cité Gagarine. Youri sonha ser astronauta e, quando recebe a notícia de que o edifício vai ser demolido, embarca numa missão, juntamente com os amigos Diana e Houssam, para salvar Gagarine, que acaba por transformar na sua própria “nave espacial”.

As gravações do filme aconteceram pouco tempo antes da demolição do Cité Gagarine. O enorme projeto habitacional, com 370 apartamentos, foi construído no início dos anos sessenta em Ivry-sur-Seine, um dos municípios comunistas que rodeava Paris. No mês de junho de 1963, Iuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, marcou presença na inauguração do complexo.

 

Depois de décadas, estes projetos de habitação tornaram-se bairros estigmatizados. Em 2014, depois da decisão de demolir a Cité Gagarine, os habitantes foram gradualmente realojados, deixando o complexo de apartamentos vazio. No dia 31 de agosto de 2019, os antigos residentes assistiram à demolição do edifício onde viveram.

 

Gagarine” é a primeira longa-metragem da dupla dos franceses Fanny Liatard e Jérémy Trouilh. O elenco conta com Alseni Bathily, Alseni Bathily e Jamil McCraven.

Partilha