Gabriel Ferrandini lança novo álbum no Teatro Viriato

No âmbito do Ciclo de Música da Galeria Zé dos Bois especialmente desenhado para o Teatro Viriato em 2021, o músico Gabriel Ferrandini apresenta em primeira mão e em estreia mundial, o seu mais recente álbum no dia 12 de junho, em Viseu. “Hair of the Dog” começou a ser desenhado em 2017 na companhia e com a paciência e a perspetiva de Miguel Abras e Pedro Tavares.

O primeiro, enquanto coprodutor, e o segundo enquanto precioso feiticeiro de uma eletrónica luminosa.

 

De acordo com Sérgio Hydalgo, programador musical responsável por esta parceria entre o Teatro Viriato e a Galeria Zé dos Bois, “Gabriel Ferrandini é um baterista e compositor conhecido pelo seu universo jazzístico, mas que vem apresentar um disco que foge a esse universo e é por isso bastante diferente do anterior”.

“O Gabriel é um dos grandes bateristas nacionais, um dos grandes bateristas do universo jazzístico europeu, tem colaborado com diversos músicos de relevo. Este novo disco está nos antípodas do que temos vindo a ouvir dele. É um registo surpreendente, mais próximo do universo experimental, mas também da instalação sonora”, explica.

 

“Hair of the Dog” é um disco que navega entre a performance a solo e a colaboração a três. Apesar de se colocar fora da cartilha jazz, esta não deixa de ter a sua influência, até pela formação, intuição e energia anímica do baterista. O trabalho culmina numa “falsa composição moderna”, porque pega na composição em tempo real da gravação ao vivo para a reescrever à luz de um minucioso trabalho de estúdio.

 

Partilha