FIM é a nova criação teatral de João Estima e Rita Delgado

FIM, é a nova criação teatral de João Estima e Rita Delgado, um espectáculo sobre o amor e o seu fim. O pressuposto ficcional é o de que os três actores em cena construíram este espectáculo com o objectivo de encontrarem um par romântico, de entre os elementos do público.

 

O público entra na sala ao som de uma batida envolvente tocada ao vivo, e sob os olhares perscrutantes de três actores. Estamos num cenário monocromático cor-de-rosa, com uma pintura de grandes dimensões a ser restaurada ao fundo de cena. Quando as portas da sala se fecham e a batida cessa, os actores apresentam-se, dão as boas vindas ao público e começam lentamente a tecer os fios desta emboscada disfarçada de récita teatral.

O seu objectivo é encontrar um par romântico, de entre os elementos do público. Construíram um espectáculo para o propósito. Numa lógica progressiva que mimetiza a vida, os actores seguirão vários passos para que este “fim” se cumpra, aproveitando-se das potencialidades do lugar cénico e manipulando-as a seu favor, nesta inusitada busca pelo amor.

 

Enquanto os personagens avançam numa espécie de triagem, os seus medos, crenças e ambições vão emergindo, convidando o público a reflectir sobre a actual liquidez dos laços humanos, as várias (e contraditórias) visões filosóficas sobre o amor, o seu lado intangível, solidão, dificuldade em estar junto e a efemeridade da vida. FIM, é uma peça sobre amor.

 

14 a 17 de Outubro de 2021 no Centro de Artes de Lisboa

Partilha