Filme Cesária Évora nomeado nos IDA Documentary Awards

Cesária Évora da realizadora Ana Sofia Fonseca, estreado nas salas de cinema nacionais a 27 de Outubro passado, acaba de ser nomeado nos IDA Documentary Awards, na categoria de Melhor Documentário de Música.

Os prémios atribuídos pela IDA – International Documentary Association, em Los Angeles, são as mais prestigiadas recompensas dedicadas ao género documentário. Além de homenagear personalidades e organizações por realizações notáveis na produção de documentários, os prémios IDA também reconhecem as melhores produções documentais do ano.

Depois da sua estreia mundial no Festival South By Southwest SXSW (EUA) e estreia nacional no IndieLisboa, onde recebeu o Prémio do Público, Cesária Évora continuou a viajar pelo mundo, tendo sido seleccionado em festivais na Coreia, no Brasil, em África do Sul, em Israel, na Polónia, no Reino-Unido, na Alemanha, no Canadá e em Austrália, entre outros países.

Regressa esta semana aos Estados Unidos onde é apresentado no âmbito do DOC New York City. É também exibido no IDFA – International Documentary Filmfestival Amsterdam, na secção Best of Fest, que distingue os melhores documentários do ano nos festivais, e ainda no Festival dei Popoli em Itália, nos Festivais de Cork em Irlanda e de Huelva em Espanha.

Em Portugal, Cesária Évora continua em cartaz nos cinemas nacionais, onde é um dos documentários mais vistos este ano, com mais de 5 mil espectadores em sala. Pode ser visto no Cinema City Alvalade, no Cinema Ideal e nos UCI Cinemas El Corte Inglés, em Lisboa, assim como no Cinema Trindade e nos UCI Cinemas Arrábida, no Porto.

 

A realizadora Ana Sofia Fonseca assina um documentário intimista sobre a cantora, uma mulher nascida no Cabo Verde colonial que, aos 50 anos, saltou da miséria para o estrelato internacional. O filme é ilustrado por imagens de arquivo raras, ou até desconhecidas, gravações originais e testemunhos únicos das pessoas, como a neta Janete Évora e o antigo manager José da Silva, que conheceram a mulher por trás da lenda.

Partilha