Filipe Raposo com novo álbum… “ØBSIDIANA, vol.2”

Chama-se “ØBSIDIANA, vol.2”, e é o segundo capítulo da trilogia das cores, ensaio sonoro e visual lançado por Filipe Raposo em 2019, que parte da reflexão artística sobre a influência de 3 cores: vermelho, preto e o branco. Sistema ternário que representa, desde a Antiguidade Clássica, um papel simbólico.

 

Com “Øcre” o pianista e compositor abordou a variação de vermelho, encarnada num reportório de temas inéditos e reinterpretações de outras obras, “A um deus desconhecido”, baseada no coral BWV 245 de Bach, “Ó meu bem“, sobre uma melodia tradicional açoreana, e “Oblivion Soave”, de uma ópera de Monteverdi (“A Coroação de Popeia”), com interpretação da cantora Rita Maria.

 

Se numa primeira reflexão foram surgindo múltiplos significados associados à cor vermelha, relacionados com o poder, o amor ou a morte, neste segundo capítulo é celebrado o preto, historicamente ligado a conotações que vão desde a ausência da própria cor ao tom pobre.  Do luxo sofisticado e elegante à dignidade e ao mistério.

 

Em contos e fábulas a cor serve para distinguir personagens, funções sociais: o vermelho associado aos guerreiros, o preto associado ao trabalho e o branco ligado à função sacerdotal.

Perceber a cor — as cores — e o seu simbolismo, tem sido uma das questões fundamentais ao longo desta reflexão, transformada em inquietude. Neste ensaio sonoro a cor e a música estão intimamente ligadas naquilo que é, inevitavelmente, o meu universo simbólico-artístico“.

Filipe Raposo

 

“ØBSIDIANA, vol.2” é uma edição Tinta da China em formato CD e Livro. “A sombra de Peter Schlemihl” é o primeiro single e já está disponível em todas as plataformas digitais a partir de hoje 6 de Maio.

Lançamento e Concerto de apresentação dia  4 de junho 2022 no Centro Cultural da Malaposta

 

 

photo: Filipe Ferreira

 

Partilha