Festival Vinculum está de regresso a Mondim de Basto

A 19, 20 e 21 de Julho de 2024, a vila de Mondim de Basto, distrito de Vila Real, volta a receber o Festival Vinculum, dedicado às linguagens emergentes da música de dança.

O Vinculum assume-se como um ponto de encontro, um espaço de diálogo entre a música electrónica e o património natural e cultural de Mondim de Basto. Uma reunião onde cada um é convidado a envolver-se com as propostas musicais e o meio que o rodeia, a usufruir de uma experiência que nos liga profundamente ao local como um todo, através das artes e da dança.

Assim, o Festival Vinculum desafia um grupo de 16 artistas para que nos dias 19, 20 e 21 de Julho, no Parque das Merendas do Monte da Senhora da Graça, na Vila de Mondim, deem o timbre para este reencontro, e entre o Parque Natural do Alvão e o Rio Tâmega se façam ouvir as sonoridades mais estimulantes da electrónica dos nossos tempos.

Os 3 dias de Festival explorarão uma vasta gama de sonoridades electrónicas, abraçando a diversidade e a inovação sem se prender a tendências ou estilos específicos. Intensamente pluridirecional, apresenta referências sólidas de um panorama club em crescimento.

 

À ganense-americana Akua juntam-se as sonoridades singulares de D. Dan e as percussões características de MARRØN. Nørbak, dono de um som super específico, é uma das estrelas locais, que em conjunto com a criatividade de GiGi FM e o groove de Philippa Pacho prometem momentos dinâmicos no já característico Monte Farinha.

A estreia do curioso compulsivo Talismann por estas bandas não passará despercebida — nem a abordagem singular de Konduku, que transita entre uma onda minimalista e a enérgica música da pista de dança. O japonês e residente há 15 anos do mítico festival “The LabyrinthDJ SO, será responsável pelo encerramento das festividades em Mondim de Basto.

VHS e Maria Callapez presenteiam-nos com dois lives muito distintos, mas dignos de referência no panorama nacional. A isto juntam-se a agitadora cultural Valody e o expert das sonoridades imersivas Amulador, juntamente com o cofundador do festival, Backbone e os residentes que dispensam apresentações — Ruuar e Sepypes.

Partilha