Festival Iminente volta à Matinha com mais de 100 artistas

O Festival Iminente está de volta de 22 a 25 de Setembro, na Matinha, em Lisboa. Quatro dias com música, artes visuais, performances, festas temáticas, desportos urbanos, tatuagens, conversas, lojas, exposições, projectos comunitários e muito mais num cartaz que inclui mais de 65 actuações musicais e live acts em palco e fora dele, uma exposição e várias instalações artísticas site-specific, 4 conversas formais e muitas informais, com intervenientes nacionais e internacionais, criando pontes entre diferentes expressões urbanas com foco na cultura urbana.

Em mais uma edição, o Iminente pretende, segundo Carla Cardoso, directora do festival, “voltar a aproximar as comunidades aos seus territórios e produção artística contemporânea, em várias áreas, cruzando tendências do mainstream com movimentos emergentes, elevando a riqueza e complexidade da cultura urbana e unindo comunidades e gerações que fazem parte desta cultura”.

 

Na música, o cartaz engloba diversos géneros musicais, desde o hip hop, rap, funk até ao rock e world music, entre nomes emergentes e consagrados. O americano Yasiin Bey, anteriormente conhecido como Mos Def, regressa pela segunda vez ao nosso país, naquele que se prevê que venha a ser um momento alto do festival que tem no seu programa dois dos mais in uentes músicos de rap a nível mundial. Além de Yasiin Bey, junta-se ao programa a rapper americana Young M.A.

Sam the Kid, uma das mais expressivas vozes da música nacional, apresenta-se acompanhado pela sua banda Orelha Negra e uma grande orquestra, constituída por 24 elementos, dirigida pelo maestro Pedro Moreira; IAM, que revolucionou o mundo do hip hop e do qual o seu fundador, DJ Khéops – que também fará uma atuação a solo no Iminente — é um dos nomes mais sonantes da música urbana francesa; ProfJam, considerado um dos principais nomes do rap português; Carla Prata, voz de r&b alternativo angolano-portuguesa nascida em Londres; Karol Conká, rapper brasileira e, entre muitos outros, a cantora Sister Nancy, que conta com mais de 40 anos de carreira, sendo a primeira mulher dj jamaicana de dancehall.

 

22 de Setembro

AZIA

BbyMutha

Dj Doraemon & Dj ADAMM & PROGRESSIVU curated by PROGRESSIVU

Dj Khéops

Landim

Maria Putas Reis Bêbadas

Piny

ProfJam

REAL GUNS

XEXA

Yaw Tembe & Joana Guerra

Young M.A co-curated with Versus

Yuri NR5

 

 

23 de Setembro

Ariyouok

Carla Prata

DJ Danifox curated by Príncipe

ÉLLÀH

IAM

Ne Jah

Shaka Lion B2B DJ Glue

Sister Nancy

Smoke DZA co-curated with Versus

Yakuza

 

 

24 de Setembro

2700.Dias de Ferro.

Dengo Club

Enchufada

Guilty Simpson & Phat Kat co-curated with Versus

Juana na Rap

Mansur Brown

Nex Supremo

Pete & Bas

PKA

Puta da Silva

Rochelle Jordan

Sam The Kid & Orquestra + Orelha Negra

Tristany

Yasiin Bey co-curated with Versus

 

 

25 de Setembro

África Negra

Bandua

Buruntuma

Children of Zeus

Cookie Jane

Diana Niepce

Diego el Gavi

Karol Conká

Marianne

MRCMedina

Nayela

NOT FORBIDEN – Rui Rebelo & Comunidade de Músicos Afegãos

Sara Correia

 

Nas artes visuais, são apresentadas várias instalações site-specific, a maioria escolhida ou criada especificamente para o festival por um conjunto de artistas que inclui Vanessa Barragão, Rita Ravasco, Noah Zagalo, Beatriz Brum, Kampus, Superlinox, João Fortuna, Filipa Bossuet, Batida, Vhils, Wasted Rita, ±Mais Menos±, o coletivo Unidigrazz, entre outros

Partilha