Festival Ao Largo recebeu a Orquestra De Câmara De Cascais e Oeiras

A noite de 20 de Junho do Festival Ao largo, recebeu no Pátio do Palácio Nacional da Ajuda, a Orquestra De Câmara De Cascais e Oeiras sob a direção de Nikolay Lalov, destacando-se a Soprano Filipa Portela  e a Lilia Donkova no Violino.

O Andante Festivo foi inicialmente escrito para quarteto de cordas em 1922, mas, mais tarde, o compositor orquestrou-o para orquestra de cordas com tímpanos ad libitum.

No dia 1 de janeiro de 1939 dirigiu-a em Helsínquia numa transmissão radiofónica mundial no âmbito da Exposição Mundial de Nova Iorque. Foi a última vez que dirigiu uma orquestra e a única de que ficou preservado registo. Sibelius era violinista e sabia como compor para cordas. Com a sua solenidade, esta obra manifesta uma atitude quase religiosa num mundo que se preparava para entrar em guerra. Foi tocada no funeral de Sibelius. J’ai tendu des cordes de clocher à clocher; des guirlandes de fenêtre à fenêtre; des chaînes d’or d’étoile à étoile, et je danse: foi um dos poemas de Rimbaud, que o compositor inglês Benjamin Britten terá pressentido como uma das mais extraordinárias criações de clímax da história da literatura.

A noite do dia 20 do Festival Ao Largo encerroiu com Polyptyque, composição para violino e duas pequenas orquestras de câmara, formação altamente inabitual, foi escrita por encomenda de Yehudi Menuhin e de Edmond de Stoutz. Ambos desejavam um concerto para violino, mas Martin propôs um políptico inspirado em quadros religiosos. Composto no final da vida deste compositor, cuja obra é eivada de religiosidade, estrutura-se em seis andamentos (Images) que descrevem a vida de Jesus. Martin disse que não tentou tanto descrever as Imagens, mas sim evocar os sentimentos apropriados a cada cena. Assim, surge uma enorme variedade de ambientes (desesperados, delicados, meditativos) expressos por uma grande variedade dinâmica e rítmica. O compositor levou aqui o violino aos limites de tessitura.

Fotografias / Reportagem: Arlindo Homem

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