Festival Algarve Jazz Gourmet Moments está de volta…

A 3ª edição do Festival Algarve Jazz Gourmet Moments aconte mais uma vez na intimista sala do Centro Cultural de Lagos, de 24 a 26 de Maio.

No dia 24 de Maio, a Orquestra de Jazz do Algarve preparou um espectáculo único, propositadamente concebido para este festival, onde podemos contar com o saxofonista Americano Benny Golson que, aos 90 anos, é uma verdadeira lenda do jazz: um venerável tenor, um contador de histórias nato e um dos principais compositores de jazz do mundo, que sempre permaneceu à frente do seu tempo. Escreveu mais de 300 composições, incluindo as icónicas “Whisper Not” e “I Remember Clifford”.

Benny Golson tocou com a nata do jazz, juntando-se a músicos tais como Dizzy Gillespie e Art Blakey marcando o jazz através de gerações sendo esta a sua primeira atuação com a Orquestra de Jazz do Algarve. No piano e na voz, a autora de 10 aclamados álbuns de originais, a candidata a Grammy Dena DeRose que é considerada uma das melhores pianistas de jazz do mundo da sua geração.

No sábado, dia 25, um concerto exclusivo do Nova-Iorquino Peter Cincotti.

“Long Way from Home” é o título do seu último álbum e que passa pela primeira vez no Algarve. Um verdadeiro caleidoscópio de humores e cores, que reúne pop, rock, blues, hip hop, funk e jazz, e onde todos estes estilos são magistralmente ligados pelo inconfundível som do seu piano. Peter Cincotti é um consagrado artista que já se apresentou em algumas das mais prestigiadas salas do mundo, desde o Carnegie Hall ao Olímpia de Paris, tendo ainda colaborado com artistas como Andrea Bocelli e David Guetta. Peter participou também em filmes de grande sucesso como é o caso de Spiderman 2.

Também na moda Peter dá cartas e representou as marcas Ermenegildo Zegna e Tod’s e, recentemente, apareceu, como ele mesmo, na terceira temporada da série Netflix House Of Cards cantando um dueto com o presidente na série, interpretado por Kevin Spacey.

Por último, dia 26 de maio e para fechar o festival com chave de ouro, entra em palco o aclamado músico brasileiro Ed Motta (na foto). Considerado um músico de culto, inesgotável compositor, um incansável descobridor de formas, um criador que não reconhece nenhum limite. Sobrinho do famoso cantor e compositor Brasileiro Tim Maia, a sua música está enraizada nos estilos Funk / Soul e Disco, mas movendo-se no Jazz, bossa nova e reggae.

Produzido e gravado no Rio de Janeiro, o 13º álbum de estúdio de Ed, “Criterion of the Senses”, continua a mostrar suas várias influências. Cheio de amplas misturas, Ed continua a ser o pioneiro em seu próprio caminho, mantendo seu domínio de estilo, meticulosa habilidade e curadoria.

 

photo: Stefano Martino

Partilha