Festival 75 anos de Hot Clube de Portugal

3 dias, 2 espaços, 7 concertos, 1 mesa-redonda, 1 celebração que tem agora início. 2023 é o ano em que se comemoram 75 anos de Hot Clube. Nos dias 17, 18 e 19 de Março o Teatro da Comuna e o Fórum Lisboa abrem as portas para celebrar o Hot Clube, um dos clubes de Jazz mais emblemáticos da Europa.

“O Hot Clube é um espaço onde se escreveram algumas das mais bonitas páginas da cultura portuguesa do século XX e XXI. A partir da celebração dos 75 anos, com um festival de 3 dias já em Março, abre-se um novo ciclo. Festejar o Jazz, como lugar de encontro e lançar novas fundações, é o mote destes 12 meses, a pensar nos próximos 75 anos”.

Pedro Moreira, Presidente do Hot Clube de Portugal, Março 2023

 

Quinta-feira dia 17 de Março, o Teatro da Comuna abre portas às 22h00 para receber LOKOMOTIV de Carlos Barretto, Mário Delgado e José Salgueiro. A noite encerra, com uma jam session, a partir da meia noite, pelo Trio de Hugo Lobo, acompanhado por Romeu Tristão e Gabriel Moraes.

Sábado dia 18, também na Comuna, o programa tem início às 15h00 com os Combos da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Às 17h00, tem lugar uma mesa-redonda com Zé Eduardo, fundador da escola, Gonçalo Marques, o atual diretor pedagógico, e ainda Bruno Santos e Pedro Moreira, que se juntam para uma reflexão sobre “O ensino do jazz em Portugal”.

Às 19h00 Zé Eduardo, junta-se em palco, com o pianista João Paulo Esteves da Silva. A partir das 22h00 Nelson Cascais apresenta o seu “Mingus Project”, recordando um dos grandes génios do século XX. Acompanham-no João Pedro Coelho, André Sousa Machado, Ricardo Toscano e Diogo Duque.

A jam da noite, à meia noite, tem assinatura do Trio de Filipe Melo, com Romeu Tristão e João Pereira.

Domingo, dia 19, às 19h00 o Festival muda-se para o Fórum Lisboa para celebrar a música de 1948, o ano em que nasceu o Hot Clube de Portugal. O concerto é da Orquestra e Sexteto do Hot (na foto) , as duas principais formações residentes do Clube. De Duke Ellington a Woody Herman, de Dizzy Gillespie a Ella Fitzgerald, os tempos do pós-guerra respiram uma modernidade que ainda hoje é inspiradora.

Convidados especiais Jeff Davis, Maria João, Mário Laginha, Ricardo Toscano e Rita Maria.

 

 

 

Partilha