Festa do Cinema Italiano apresenta Ciclo Sem Censura

A Festa do Cinema Italiano, que em Lisboa se realiza de 12 a 21 de abril, apresenta no Cine-Teatro Turim e no Cinema Fernando Lopes o Ciclo Sem Censura, composto por cinco filmes que estrearam nas salas de cinema em Portugal nos anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974. Muitos destes filmes, cuja exibição só foi possível porque já se vivia um clima de liberdade e esperança, conquistaram o público português e deixaram uma marca indelével no imaginário coletivo. 

Uma dessas obras é “Feios, Porcos e Maus” de Ettore Scola, que recebeu o Prémio para a Melhor Realização no Festival de Cannes de 1976. Scola, que à época era um dos mais notáveis criadores italianos da comédia, realizou uma das suas mais emblemáticas obras, uma sátira em tom trágico-burlesco sobre uma miserável e grotesca família romana.

Em 1974, Paolo e Vittorio Taviani realizaram “Que Viva a Revolução“, filme protagonizado por Marcello Mastroianni, que interpreta um preso político na Europa da Restauração, em 1816, e que acabou por ser um espelho do clima político que se vivia em Itália no início dos anos 70. Esta é uma oportunidade única para rever este filme dos irmãos Taviani, que inaugurou o Cinema Nimas em outubro de 1975 e que contou com a presença dos realizadores em Lisboa.

Malizia“, o sucesso de bilheteira em Itália em 1973 e realizado por Salvatore Samperi, que inaugurou a comédia erótica italiana e lançou a atriz Laura Antonelli como uma das divas da “comédia italiana sexy”. Este filme consegue apresentar uma história surpreendentemente brilhante sobre dominação e submissão entre o filho de um viúvo e a sua futura madrasta. 

O controverso e bizarro realizador Tinto Brass, capaz de suscitar escândalos com cada uma das suas obras, inspirou-se no romance “Salon Kitty, O Bordel dos Nazis” de Peter Norden para apresentar em 1975 o filme homónimo. Colocando em cena as ligações e relações ambíguas entre sexo, política, poder e morte, este filme causou forte impacto entre a crítica e o público, que tanto o elogiou, como o denegriu e em abril será novamente exibido no grande ecrã.

A terminar este Ciclo Sem Censura, o filme “Profondo Rosso” (1975), de Dario Argento, um thriller de terror psicológico aclamado internacionalmente, tornou-se num filme de culto e valeu a Argento a alcunha de “o herdeiro de Hitchcock”.

A 17ª edição da Festa do Cinema Italiano realiza-se de 12 a 21 de abril em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, Cine-Teatro Turim e Cinema Fernando Lopes) e até junho estende-se a mais de 15 cidades portuguesas, entre elas: Almada, Alverca, Aveiro, Barreiro, Beja, Coimbra, Évora, Figueira da Foz, Funchal, Lagos, Leiria, Loulé, Penafiel, Porto, Sardoal, Setúbal.

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