Fernando Daniel esgotou este sábado a Altice Arena

A expectativa em torno da estreia de Fernando Daniel era grande e os resultados não podiam ser melhores. Depois de ter esgotado com mais de um mês de antecedência o concerto na Super Bock Arena, no Porto, que se realiza no dia 11 de novembro, este sábado, 14 de outubro, esgotou igualmente a Altice Arena, em Lisboa.

A produção, os convidados e as surpresas guardadas para estes dois concertos colocou-os num patamar único e irrepetível.

Fernando Daniel transformou o Altice Arena na sua casa e recebeu o público, que encheu a arena até à sua capacidade máxima com plateia em pé, para um concerto original, cheio de convidados e surpresas. Quem entrou no Altice Arena na noite de 14 de outubro deu com um palco surpreendente e especial: uma casa de dois andares, com todas as divisões, incluindo uma garagem com um carro em palco, recebiam as mais de 16 mil pessoas que esgotaram completamente a arena.

Aos primeiros acordes escuta-se “Nós os Dois”, uma das canções que integra “V.H.S Vol. 1”, o mais recente álbum de Fernando Daniel e o público reagiu imediatamente. Segue-se “Outra Vez”, igualmente retirada de “V.H.S Vol. 1” para passar ao belíssimo “Cair”, do segundo álbum de Fernando Daniel “Presente”.

À quarta canção estreia-se a primeira convidada da noite, Beatriz Rosário, para cantar o sentido dueto “Metade”, e sente-se toda a sala em comoção. “Tal Como Sou”, um dos muitos grandes êxitos de Fernando Daniel, é cantado em coro com o público. Numa noite recheada de emoções, o sobrinho de Fernando Daniel, Diego, sobe a palco para recriar o momento viral do The Voice Kids, cantando com o tio o maravilhoso “Prometo”, canção escrita para a filha, Matilde, e primeiro single do mais recente álbum.

 

“Se Eu”, canção originalmente partilhada com os brasileiros Melim, enche a sala e os corações do público. Seguidamente, “Memória / Entre Nós”, duas canções incluídas no disco de estreia, “Salto”, marca o primeiro momento de entrada do maravilhoso sexteto de cordas que acompanha alguns dos temas do concerto. Se a emoção, até ao momento foi ascendente, “Mágoa”, acompanhada de um coro de seis vozes e do sexteto de cordas, traz um arranjo novo e inédito. O momento que se segue preenche os maiores sonhos daqueles que seguem Fernando Daniel desde que se sagrou vencedor do The Voice. O regresso a 2016 e à prova cega do artista no The Voice faz-se com “When We Were Young”, uma cover de Adele que é uma das provas cegas mais vistas do mundo acumulando mais de 119 milhões de visualizações no YouTube. Para o Altice Arena, a voz de Fernando Daniel fez-se acompanhar de um coro de seis vozes e arrancou uma ovação sentida.

 

O concerto tem ainda muito para oferecer e seguem-se “Início, Meio e Fim” e “Raro” cantado ao volante do carro na garagem recriando o ambiente do videoclipe da canção. Para abrir caminho para a entrada de Agir, a voz que acompanha o dueto “Sem Ti”. “Dona da Razão”, a alegre canção de “V.H.S Vol. 1” surge como um raio de luz, numa divertida atuação com direito a bola de espelhos e prepara aquele que é o momento alto da noite, a canção porque todos esperavam: “Casa”. Ao som dela todo o cenário ganha propósito e a chuva que cai sobre o palco e sobre Fernando Daniel traz a bonança redentora que a canção expressa com todo o seu poder. Mas a noite ainda guarda surpresas e a seguinte é, nada mais nada menos que “Nada a Perder”, a canção que ganhou nova vida com a participação de Carlão e cuja química musical entre os artistas ecoou pela arena. O alinhamento passa ainda por “Nada Mais” e pelo incontornável, “Voltas”, o single que todos sabem cantar e com o qual saiu de palco para depois regressar para o encore.

 

Para a reta final dum concerto repleto de emoções ficou guardado “Melodia da Saudade”, o hino que a todos toca, aqui acompanhado do sexteto de cordas, em que vimos Fernando Daniel chorar emocionado pelo significado da canção e pela conquista que tinha à sua frente na noite mais especial da sua carreira, até agora. Para terminar, Fernando Daniel escolheu a canção com que tudo começou: “Espera”, o seu single de estreia e igualmente um dos seus maiores êxitos, dos muitos que acumula o artista, acompanhado pelo sexteto de cordas e pelo coro que amplificou toda a canção e que deu a uma sala completamente esgotada um final apoteótico, com confetis a inundarem toda a arena e a trazer a palco toda a sua equipa e convidados da noite.

 

O Altice Arena foi palco de todas as emoções nesta noite tão especial em que se viu transformado em casa para todos acolher. A 11 de novembro, perante uma Super Bock Arena também já esgotada, Fernando Daniel volta a subir a palco.

O concerto em Lisboa contou ainda com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e coletes sensoriais para uma experiência única e inclusiva.

Alinhamento

– Fake Intro – Nós Dois

– Intro

– Outra Vez

– Cair

– Metade (em dueto com Beatriz Rosário)

– Tal como Sou

– Prometo (em dueto com Diego)

– Se Eu

– Memória / Entre Nós

– Mágoa

– When we are Young

– Inicio, Meio e Fim

– Raro

– Sem Ti (em dueto com Agir)

– Dona da Razão

– Casa

– Nada a Perder (com a participação de Carlão)

– Nada Mais

– Voltas

– Melodia da Saudade

– Espera

– Outro 2023

📸 Paulo Miranda

Partilha