“Favourite Ghost” chega à Casa da Música em Abril

Tomara é o nome com que Filipe C. Monteiro assina o seu trabalho em nome próprio. “Favourite Ghost”, o disco de estreia editado no final de 2017, foi elogiado pela crítica tendo integrado várias listas de ‘melhores discos do ano’, como foi o caso na Glam Magazine. Os singles “Coffee and Toast” e “For no Reason” figuraram em inúmeras playlists e tops de rádios nacionais.

A sonoridade de Tomara distingue-se pelo delicado cruzamento entre uma folk norte americana e uma identidade profundamente europeia, ancorada em referências como Sufjan Stevens, Bon Iver, Nick Drake, Daniel Lanois, Gustavo Santaolalla, Radiohead ou Sigur Ros, que culmina na construção de canções onde se intui quase sempre um universo visual contemplativo muito forte. As canções de “Favourite Ghost” são um convite para uma viagem a paisagens sonoras, onde o uso que Filipe C. Monteiro faz da Pedal Steel Guitar, manipulando-a de diferentes formas, é um dos elementos mais marcantes na sua sonoridade.

Para esta digressão, Filipe C. Monteiro preparou um espectáculo onde, além da banda que o acompanha, as componentes cénica e cinematográfica contribuem para o desenho de um espaço onde as canções de Tomara se revelam tão sonoras quanto visuais.

Dia 18 de Abril “Favourite Ghost” chega à Casa da Música no porto.

Partilha