“Favourite Ghost” chega à Casa da Música em Abril

Tomara é o nome com que Filipe C. Monteiro assina o seu trabalho em nome próprio. “Favourite Ghost”, o disco de estreia editado no final de 2017, foi elogiado pela crítica tendo integrado várias listas de ‘melhores discos do ano’, como foi o caso na Glam Magazine. Os singles “Coffee and Toast” e “For no Reason” figuraram em inúmeras playlists e tops de rádios nacionais.

A sonoridade de Tomara distingue-se pelo delicado cruzamento entre uma folk norte americana e uma identidade profundamente europeia, ancorada em referências como Sufjan Stevens, Bon Iver, Nick Drake, Daniel Lanois, Gustavo Santaolalla, Radiohead ou Sigur Ros, que culmina na construção de canções onde se intui quase sempre um universo visual contemplativo muito forte. As canções de “Favourite Ghost” são um convite para uma viagem a paisagens sonoras, onde o uso que Filipe C. Monteiro faz da Pedal Steel Guitar, manipulando-a de diferentes formas, é um dos elementos mais marcantes na sua sonoridade.

Para esta digressão, Filipe C. Monteiro preparou um espectáculo onde, além da banda que o acompanha, as componentes cénica e cinematográfica contribuem para o desenho de um espaço onde as canções de Tomara se revelam tão sonoras quanto visuais.

“Esta é uma tour para tentar levar o meu primeiro disco a mais gente. Temos concertos confirmados em várias salas do país. Eu destaco o Porto porque é uma cidade que me diz muito e onde já toquei inúmeras vezes com outros projectos, mas nunca com a formação completa de TOMARA. O convite da direcção artística da Casa da Música para integrar TOMARA na sua programação enche-me de orgulho, por ser uma das salas que mais dignifica a música e os músicos em todos os géneros, que é transversal em termos de estilo musical e isso é, já por si, um apoio enorme à Arte e à Cultura”.

Ainda antes de subir ao palco da Casa da Música, durante o mês de Março, Filipe C. Monteiro juntar-se-á a Tiago Bettencourt e a Surma numa residência artística nas Caldas da Rainha, no âmbito do Festival Impulso, onde criarão juntos temas inéditos que serão apresentados ao público em finais de Maio no decorrer desse evento.

Dia 18 de Abril “Favourite Ghost” chega à Casa da Música no porto.

Partilha