Está de regresso o Festival CriaSons um dos principais eventos nacionais dedicados à música erudita

Está de regresso o Festival CriaSons, um dos principais eventos nacionais dedicados à música erudita. Assumindo, desde 2011, a missão de promover e divulgar a criação contemporânea, o CriaSons aposta na reabilitação de um género performativo muito impactante para a cultura musical nacional da segunda metade do século XX: o Teatro-Música.

Na reabilitação do género performativo do Teatro-Música, o CriaSons fá- lo-á homenageando o seu arquétipo, Constança Capdeville (1937-1992), a compositora, pianista e pedagoga portuguesa responsável por cunhar esse termo, por vezes erroneamente confundido com a expressão teatro musical.

No que respeita à programação, o festival promete continuar a tradição de inovação e excelência, apresentando 3 novos programas, durante os meses de Janeiro e Fevereiro, que desafiam as fronteiras entre a música e o teatro, proporcionando ao público experiências culturais ricas e diversificadas

 

Programação:

21 de Janeiro de 2024 | Biblioteca de Marvila, Lisboa

“Entre Quatro Paredes” – Uma noite de Teatro-Música com obras de Rui Antunes “Pensar é Estar Doente dos Olhos” e João Ricardo “Vivos até à Morte”, que prometem uma viagem emocional através da fusão entre música e performance teatral.

 

9 e 11 de Fevereiro de 2024 | O’Culto da Ajuda, Lisboa

“Ópera π” – Um espetáculo que coloca em cena a eterna discussão sobre o que é essencial na criação artística, num ambiente intimista de café parisiense.

 

24 de Fevereiro de 2024 | Biblioteca de Marvila, Lisboa

“Árvore Metálica e Outras Histórias” – Uma experiência única que explora a desconstrução e a reinvenção dos instrumentos de metal, numa performance que desafia os limites da música contemporânea.

Partilha