E tudo o Festival dos Canais levou… ou talvez não

No passado domingo dia 21 de Julho deu-se por encerrada a 4ª edição do Festival dos Canais. E como já é habitual, o final do evento —que transforma Aveiro num autêntico laboratório criativo durante cinco efervescentes dias, não tem como deixar de provocar uma certa nostalgia e um ligeiro vazio no estômago.

Sobretudo para organizações como a VIC e a Navalha, cujas incansáveis equipas foram este ano responsáveis pela produção e programação musical do palco Funky Beach, bem como pela programação nocturna complementar ao festival.

Para ajudar a preencher esse vazio, e já no seu pleno fôlego, a VIC convida à cidade, durante os próximos dias, um conjunto de ofertas culturais aliciantes que atravessam vários campos artísticos e onde não faltam propostas internacionais de reconhecido valor.

 

Sábado, 3 Agosto | 21h30

VIC // Aveiro Arts House

Em Voz Alta #4 // Xosé María Álvarez Cáccamo (ES) + Musgos (PT)

Depois de vários poetas nacionais e internacionais de renome —como foi o caso de Valter Hugo Mãe ou Yolanda Castaño (ES)— a escritora Rosa Alice Branco convida desta feita o poeta galego Xosé María Álvarez Cáccamo para uma sessão de leituras e conversas em torno da palavra viva. A eles junta-se o músico e artista plástico Tiago Margaça —que realizou recentemente uma residência artística na VIC— com o seu projecto musical Musgos, onde o post-prog-rock se funde com o art-punk-jazz, encarnados num baixo e numa singular selecção de pedais.

 

Sábado 3 Ago | 00h00

Mercado Negro

Consultório #2 // Pepe Cáccamo (ES) + Fulano47 DJ set

Além de poeta consagrado, o galego Pepe Cáccamo é também um reconhecido artista visual, e apresenta-se como segundo convidado para o Consultório, espaço artístico terapêutico nascido da colaboração entre a VIC e o Mercado Negro. Aqui, Cáccamo apresentará uma exposição de escultura objectual da sua criação, bem como uma instalação dedicada a Vasco Branco, multifacetado artista aveirense e “santo padroeiro” da VIC. A trama adensa-se até às duas da manhã, com os DJ sets de Fulano47 e convidados.

 

Domingo 4 Ago | 21h30

VIC // Aveiro Arts House

Ressonância #28 // Burkhard Beins (DE) + Alfredo Costa Monteiro

No próximo domingo a VIC recebe dois gigantes da electroacústica de carácter experimental para um momento sonoro único. Considerado pela The Wireum dos mais singulares percussionistas da música improvisada europeia”, o alemão Burkhard Beins (na foto) tem vindo a apresentar o seu trabalho um pouco por todo o mundo. A solo e enquanto elemento de diversas formações, as suas actuações podem assumir a forma de peças de percussão combinada com objectos sonoros, peças de electrónica ao vivo com sintetizadores analógicas, ou instalação sonora. Sendo certo que virá pela primeira vez apresentar uma performance audiovisual em Aveiro, resta saber com que tipo de actuação nos irá surpreender.

Residente em Barcelona, o português Alfredo Costa Monteiro traz-nos a sua hipnótica improvisação electroacústica irá com certeza transportar-nos por paisagens sonoras improváveis através da utilização de objectos sonoros não convencionais.

Partilha