Duas noites de música no Damas…

Já com o Verão aparentemente instalado, o Damas prepara duas noites de muita música. Dia 5 de Julho recebe Mike Donovan + Helena Espvall e no dia 7 é a vez de Spires That in the Sunset Rise + DJ Snake Radikal.

Os eventos têm início marcado para as 23 horas e a entrada é livre.

 

Mike Donovan, figura fulcral no indie americano há quase três décadas, causou alvoroço com os seus Sic Alps e formou com Ty Segall os The Peacers, para além de um trajecto gigante em inúmeros projectos. Tem novo álbum na Drag City do qual “Spiral Tee Shirt” é o primeiro single. Canções filiadas na tradição indie norte-americana de melodias esquivas e acordes esquinados que se cantam naquela pacatez soalheira como quem descobre vida por entre o tédio – pureza folk, abandono punk e gospel rock.

Na primeira parte actua Helena Espvall. Helena Espvall traz novamente às Damas todo o lirismo e encanto que fazem da sua música algo tão desafiante quanto acolhedor. Com um rol de colaborações gigante ao lado de gente como Masaki Batoh (Ghost), David Maranha ou Marcia Basset (Charalambides) e aparições solitárias iluminadas, Espvall invoca para as suas cordas – normalmente do violoncelo mas também da guitarra – os fantasmas da folk, do drone, do psicadelismo e demais música de devoção.

 

Spires That in the Sunset Rise é um duo formado por Ka Baird e Taralie Peterson que cria uma música bem peculiar assente em flauta, saxofone, vozes e efeitos e tem recebido elogios de gente como Jack Rose e publicações como a Pitchfork ou a Wire. O saudoso Jack Rose apelidou-as de versão feminina dos Sun City Girls

Após o concerto um dj set de DJ Snake Radikal.

Partilha