Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade… de Pedro Gil

Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade estreia no Teatro São Luiz a 7 de novembro e fica em cena até ao dia 2 de dezembro. Uma comédia de Pedro Gil, que conta com as interpretações de Tonán Quito, Miguel Loureiro, Pedro Gil, Filipa Matta, Raquel Castro e Rita Calçada Bastos.

 

Pedro Gil teve a ideia de fazer um Don Juan, há dois anos, quando visitou o Museu do Aljube, antiga prisão do Aljube, onde o seu avô foi preso pelo regime salazarista e viu numa das paredes da exposição Os Cinco Nãos do Estado Novo em letras garrafais: NÃO discutimos a pátria, NÃO discutimos a autoridade, NÃO discutimos a família, NÃO discutimos o trabalho e NÃO discutimos Deus. Subitamente surgiu a ideia de fazer um Don Juan. Este Don Juan desconfia do fantasma do Comendador. O fantasma quer que ele lhe aperte a mão. Don Juan pressente que não é boa ideia apertar a mão a um fantasma de uma pessoa que ele próprio matou. Decide então não comparecer à ceia acordada. Don Juan foge, mas para onde? É uma comédia.

Depois da estreia em Lisboa, no Teatro São Luiz (Sala Mário Viegas), Don Juan volta aos palcos em 2019, no dia 24 de maio, no Auditório do Campo Alegre – Teatro Municipal do Porto (19h00), no âmbito do FITEI #42, no dia 1 de junho, no Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro (21h30) e no dia 6 de junho, Centro Cultural Vila Flor, no âmbito dos Festivais Gil Vicente.

Don Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade é uma co-produção Barba Azul, São Luiz Teatro Municipal, Teatro Municipal do Porto e Centro Cultural Vila Flor.

Partilha