Desire Marea apresenta-se ao vivo em Portugal no mês de Junho…

Artista multidisciplinar, Desire Marea nasceu em KwaZulu-Natal com o nome Buyani Duma, e veio a consolidar-se como uma reconhecida força criativa, especialmente enquanto parte do coletivo de performance queer sul-africano FAKA que fundou, em 2015, com Fela Gucci.

 

FAKA apresentaram-se em prestigiados festivais internacionais de música como o CTM Festival (Alemanha), Roskilde (Dinamarca), Sónar Festival (Barcelona), Dark Mofo (Austrália), entre outros. Criaram também composições especiais em colaboração com a marca de moda americana Telfar apresentadas no Serpentine Pavilion (Londres) e na New York Fashion Week bem como uma banda sonora encomendada pela casa de moda italiana Versace para o desfile da coleção de homem Primavera/Verão 2019.

 

Mais recentemente, Desire embarcou numa jornada sonora individual. O álbum de estreia, “Desire”, foi lançado em janeiro de 2020 pela Izimakade Records e teve um lançamento mais amplo em 2021 pela reputada Mute Records. 2021 trouxe igualmente Nezmimakade, projeto ao vivo com banda completa apresentado no rewire Festival em Haia e no histórico Volksbühne Theatre em Berlim.

 

A tournée de 2022 leva Desire Marea a muitos palcos e eventos de referência na Europa, incluindo o Meltdown de Grace Jones no Southbank Centre, em Londres e passando pelo Auditório de Serralves, no Porto (7 de junho), e pelo Teatro do Bairro Alto, em Lisboa (9 de junho)

 

Desire vê este empreendimento individual como parte de um processo de cura. O álbum é uma investigação experimental sobre a perda, o sentir-se deslocado e sobre manifestações tóxicas de amor no mundo contemporâneo. Ele oferece um afastamento estilístico do gqom – o subgênero de música eletrónica de dança sul-africana nascido na cidade de Durban, do qual FAKA eram afiliados – para um território onde a música de clube exploratória se cruza com elementos corais misteriosos, detalhes folclóricos africanos e o crooning da música soul.

Partilha