Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes

Dia 3 de Novembro, o Auditório Acácio Barreiros no Centro Cultural Olga Cadaval vai receber a primeira edição do “Decomposição“, uma iniciativa pioneira no concelho que pretende trazer a atenção ao mundo da música experimental e contemporânea!

Antes de cada actuação, os compositores irão partilhar com o público o conceito que originou a peça e o seu processo de criação. No fim, haverá lugar a uma conversa onde o público é convidado a lançar questões aos compositores, procurando desmistificar algumas ideias preconcebidas de sonoridades aleatórias, frias e descompassadas, normalmente associada à música contemporânea.

Decomposição – Mostra de Compositores Emergentes, está inserida no projecto de dinamização cultural Claraboia, e pretende promover o trabalho de músicos e compositores emergentes de Sintra e concelhos vizinhos, e estabelecer uma maior proximidade entre os seus munícipes e o panorama musical contemporâneo.

A Claraboia é uma iniciativa conjunta de duas associações, a Associação Cultural Juvenil – Apertum Ars e a Associação Cultural Juvenil – Dínamo. Tem como objectivos fundamentais a criação de uma programação cultural juvenil consistente ao longo do ano no Concelho de Sintra, programada, organizada e constituída por jovens entre os 16 e os 30 anos, que promova o trabalho de artistas emergentes e a criação de novos públicos.

A ideia para a “Decomposição” nasceu de uma necessidade de responder à lacuna de oferta cultural no Concelho, sentida pelos promotores, na área da composição de música contemporânea, e de captar novos públicos, que não apenas o dos profissionais das artes musicais. Arrancou com uma Open Call em Agosto dirigida a artistas emergentes, e após o processo de selecção, foram cinco as peças vencedoras: “limen” (Rúben Borges – Solo), “7.7B1” (André Simões – Solo), “Quero ir” Ema Ferreira – Duo), “Mercutio” (Miguel Curado – Trio) e “PΛΘʹ ” (Eduardo Marques – Quarteto).

Os vencedores irão apresentar as suas peças no dia 3 de Novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval – Auditório Acácio Barreiro, às 21h com duração de cerca de 2h30. A entrada é livre e o formato do evento pretende-se participativo e informal.

Antes de cada actuação, os compositores irão partilhar com o público o conceito que originou a peça e o seu processo de criação. No fim, haverá lugar a uma conversa onde o público é convidado a lançar questões aos compositores, procurando desmistificar algumas ideias preconcebidas de sonoridades aleatórias, frias e descompassadas, normalmente associada à música contemporânea. “Decomposição” desafia ao diálogo e à reflexão sobre as novas estéticas artísticas contemporâneas emergentes, aproximando artistas e público.

Partilha