De Conan Osiris a Jonathan Bree… Junho vai chegar aos Maus Hábitos…

Arranca com o nome do momento o mês de Junho do Maus Hábitos. À boleia do Road to SBSR, Conan Osiris, o homem da música do futuro e do Festival da Canção está de regresso ao Porto para um concerto que se espera esgotado.

Da estreia no programa ‘5 para a Meia Noite’ ao palco da Galeria Zé dos Bois (prove-se aqui a transversalidade da sua música), umas quantas semanas de elogios da crítica e entusiasmo do público baptizaram o seu trabalho como música do futuro. Tiago Miranda discorda, chama-lhe música normal, daquela que dá para rir, chorar, dançar, viajar ou tomar banho. Do futuro ou do agora, certo é que de “Borrego” a “Telemóveis” há mundos imensos de referências, do eterno Variações ao funaná, do electro-chunga ao hip hop, num caldeirão que nunca se ouviu antes, que grita urgência e se prova tão pensante quanto divertido. Toca no Porto a 1 de Junho.

 

Estreia-se em Portugal este mês num ciclo de concertos que percorrerá as principais casas do país. Jonathan Bree compositor e multi-instrumentista neozelandês deu os primeiros passos na música cedo, somando edições desde os 13 anos, mas foi com The Brunettes, o seu primeiro grupo, que ganhou reconhecimento internacional. Após o fim da banda em 2010, Jonathan Bree ressurge em 2014 a solo. Nesta segunda vida, Bree explora o lado mais obscuro da música pop, registado já em três álbuns editados pela sua própria editora Lil’ Chief Records. Ao vivo, Jonathan Bree e a sua mod bandapresentam-se misteriosamente com uma máscara e apresentam uma cativante performance. Ao Porto, no dia 25 de Junho, traz “Sleepwalking”, o seu mais recente álbum.

O grupo responsável por lançar o primeiro fado que fala abertamente de um amor homossexual (“Namorico do André”, uma adaptação do famoso “Namorico da Rita” de Amália Rodrigues), Fado Bicha vai além do mero projecto musical. Activista desde a génese, tem raízes no fado canção nacional, nascido dos ambientes marginais e boémios de Lisboa. Matéria prima maleável, este fado é uma narrativa sobre a comunidade LGBTI em Portugal, que enfrenta, com coragem, a falta de representatividade, as regras e as barreiras heteronormativas da sociedade portuguesa. Lila Fadista e João Caçador passam pelo Maus Hábitos no dia 26 de Junho.

 

Sábado, 1 de Junho

22h00 . Road to SBSR apresenta: Conan Osiris . concerto / 00h00. NUA . clubbing

Terça, 4 de Junho

22h00 . Multiplex . Mostra

Quarta, 5 de Junho

22h00 . Shotcutz Porto . Cinema

Quinta, 6 de Junho

22h30 . Downtempo . clubbing

Sexta, 7 de Junho

00h00 . Eurótica! . Concerto

Quarta, 12 de Junho

22h00 . Shortcutz Porto . cinema

Quinta, 13 de Junho

22h00 . Phoenician Drive . concerto / 22h30 . Downtempo . clubbing

Sexta, 14 de Junho

00h00 . Porto City Gritty Committee . clubbing

Sábado, 15 de Junho

21h30 . The Vacant Lots . concerto / 00h00 . Batidão Baile Funk . clubbing

Quarta, 19 de Junho

00h00 . Slutfest . clubbing

Quinta, 20 de Junho

22h30 . Downtempo . clubbing

Sexta, 21 de Junho

00h00 . Capri . clubbing

Sábado, 22 de Junho

22h00 . Apresentação do livro de Clara Não: “Miga, Esquece Lá Isso” / 00h00 . Shuggah Lickurs . clubbing

Terça, 25 de Junho

22h00 . Jonathan Bree . concerto

Quarta, 26 de Junho

22h00 . Fado Bicha . concerto

Quinta, 27 de Junho

22h00 . The Physics House Band . concerto / 22h30 . Downtempo . clubbing

Sexta, 28 de Junho

00h00 . Banho Maria . clubbing

Sábado, 29 de Junho

00h00 . LIT x Jard . clubbing

Partilha