Cremilda Medina leva música de Cabo Verde a Santo Tirso

A Cabo Verdiana Cremilda Medina apresenta-se ao vivo no próximo dia 16 de março na Fábrica de Santo Tyrso em Santo Tirso no âmbito do programa “Poesia Livre”.

 

Carregando consigo parte da cultura do seu país, Cremilda Medina faz parte da nova geração da música popular/tradicional de Cabo Verde, no estilo de “Morna” e “Coladeira” (World Music), dando seguimento à essência musical destes estilos marcados mundialmente através da voz de Cesária Évora, entre muitos outros. A “Morna”, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco é a estrela guia de Cremilda e o estilo musical com que mais se identifica.

 

Em finais de 2017 editou o seu primeiro álbum de nome “Folclore”, que fez com que Cremilda tenha recebido desde então as melhores críticas, tendo sido já distinguida com prémios nacionais e internacionais, como é o caso do prémio “World Music” conquistado nos EUA, “Melhor Morna 2017”, “Sapo Award 2016” e “Sapo Award 2017” em Cabo Verde.

 

Em 2021 Cremilda esteve nomeada nos EUA na categoria Melhor Atuação na Quarentena, com o concerto livestream que realizou em Portugal, uma categoria criada nesta edição dos IPMA.

 

Nos CVMA em Cabo Verde esteve nomeada em duas categorias, melhor intérprete feminina e categoria melhor Morna e terminou o ano com um novo single “Xandinha”.

Partilha