Coreógrafo e diretor do Centre Chorégraphique National de la Rochelle apresenta The Roots

Kader Attou, bailarino, coreógrafo e diretor do Centre Chorégraphique National de la Rochelle, apresenta The Roots, no Teatro Viriato, no dia 15 de fevereiro. Em The Roots, Kader Attou regressa ao passado, recuperando algumas das memórias de infância, mas também memórias corporais dos primeiros trabalhos que desenvolveu.

 

O coreógrafo traz a palco 20 anos de uma carreira influenciada por vários estilos artísticos como Hip-Hop, Dança Clássica Indiana e Dança Contemporânea. Em palco, onze talentosos bailarinos de Hip-Hop interpretam uma espécie de aventura humana onde a história de cada um é parte integrante da dramaturgia, guiando assim o público por movimentos virtuosos carregados de emoção e de sentimento, numa visão humanista da dança.

 

 “Ao longo de vinte anos, a minha abordagem à dança tem sido esculpida através do contacto com várias estéticas – o hip-hop, o kathak indiano, a dança contemporânea. Acredito que, neste processo de criação, a chave é construir pontes, criar ligações e algum tipo de diálogo que vá além ou supere as diferenças entre estas estéticas. Esta pesquisa levou-me a tentar distinguir o que transparece do corpo em oposição ao que surge da emoção. De que forma – a partir de uma técnica específica, um gesto mecânico, uma simples insinuação – com virtuosismo esse sentimento nasce? Este questionamento é uma característica de fundo de The Roots”, explica o coreógrafo no texto de apresentação do espetáculo.

 

Partilha