Companhia mala voadora estreia 25 de Abril de 1974

No ano e no mês em que se assinalam 50 anos do 25 de Abril, a companhia mala voadora estreia 25 de Abril de 1974, um espetáculo que estará em cena a 26 e 27 de abril, no MAAT Central, em Lisboa, no âmbito do ciclo Abril Abriu, do Teatro Nacional D. Maria II.

No filme The Girl Chewing Gum, John Smith sobrepõe, a imagens captadas numa rua de Londres, uma voz que parece dar instruções para o que acontece. A movimentação da rua parece ser pré-determinada pelo artista. A obra de John Smith é o contrário das falsas Histórias e das fake news: se estas tentam que uma ficção passe por realidade, o filme tenta que a realidade passe por ficção.

25 de Abril de 1974 recria esta experiência de Smith a partir de imagens do 25 de Abril de 1974, como se a revolução fosse a encenação de um artista. Para além de dar a conhecer os factos que garantiram a instauração de um regime democrático em Portugal, evidencia os mecanismos de construção ficcional e, designadamente, de construção de realidades manipuladas.

José Neves é o ator que dá voz e corpo a esta narração de imagens do 25 de Abril de 1974, num espetáculo com direção e texto de Jorge Andrade e cenografia e figurinos de José Capela. O projeto conta ainda com consultoria de Joaquim Furtado, diretor-coordenador de informação e programação da RTP durante vários anos, autor de séries documentais e o locutor que, na madrugada do dia 25 de abril de 1974, leu o primeiro comunicado do Movimento das Forças Armadas, no Rádio Clube Português.

Depois da estreia em Lisboa, 25 de Abril de 1974 integra o projeto Próxima Cena, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, que pretende promover a universalização do acesso à cultura e o desenvolvimento e valorização de públicos, em territórios de baixa densidade populacional. No âmbito deste projeto, o espetáculo será apresentado em Borba, Campo Maior, Sever do Vouga, Fundão, Carrazeda de Ansiães e Idanha-a-Nova, entre outubro e dezembro deste ano.

📸 Horácio Novais

Partilha