Coliseu Porto dá as boas-vindas a 2019 com Strauss, Nicolai e Schostakovich

Passado o Réveillon, há que despertar a energia para 2019 com uma celebração a rigor, seguindo a tradição dos Concertos de Ano Novo na Sala Dourada da Musikverein de Viena. No sábado, 5 de Janeiro, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, em parceria com o Coliseu Porto Ageas, interpreta no Porto os delírios, valsas, polcas e galopes de Nicolai, Schostakovich e da família Strauss, que todos já escutámos, quer em bailados, quer no cinema.

 

A conduzir esta festa musical vai estar o maestro russo Evgeny Bushkov. “Um dos melhores maestros com quem toquei nos últimos dez anos”, disse o aclamado pianista austríaco Paul Badura-Skoda sobre Bushkov, que se iniciou na música clássica como promissor violinista.

A eterna elegância das valsas da família Strauss reinventa-se uma vez mais na vertigem do tempo. Alterna-se com o desassossego das polcas, a determinação das marchas, a cadência contagiante dos galopes e as sempre prometedoras aberturas de ópera.

 

Marcam também presença 2 ilustres convidados que garantem abrilhantar a festa. Primeiro, o compositor alemão Carl Otto Nicolai, com a introdução orquestral da sua ópera “As Alegres Comadres de Windsor!, estreada em 1849. Depois, a faceta mais luminosa do russo Dmitri Schostakovich, com três peças extraídas de filmes e bailados dos anos 1940.

Com descontração e informalidade, e cumprindo a tradição, vamos receber todos juntos o novo ano. Este concerto conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia do Porto, com o objetivo de proporcionar uma programação própria de elevada qualidade a uma maior diversidade de públicos.

 

Partilha