Colectivo Bergado acaba de apresentar “Berga Malhas Vol.II”

O Colectivo Bergado acaba de apresentar “Berga Malhas Vol.II“, a 2ª compilação da sua editora Berga Malhas. A compilação desdobra-se em 9 malhas, cada uma composta e gravada por cada um dos elementos do Colectivo, no desconforto das suas respectivas habitações, não compreendidas nos Programas de Renda Acessível da cidade.

 

Após o lançamento da compilação inaugural da editora,  durante o primeiro confinamento pandémico, o Colectivo Bergado apresenta a sua segunda edição – Berga Malhas Vol II – criada e produzida no segundo confinamento português. Os intervenientes desta compilação estiveram em completo estado de obscuridade, em isolamento criativo e sanitário, onde as trocas e partilhas de sonoridades, faixas ou trechos, durante o processo, eram proibidas, sendo a moldura penal enquadrada entre 20 e os 27 anos de prisão sem condicional.

 


Desde 2016, o Colectivo Bergado desenvolve, no contexto da cidade do Porto, uma intensa actividade e constantes apresentações de projectos em articulação com as artes plásticas e a música. Os elementos do Bergado preocupam-se com a transversalidade multidisciplinar, desmantelando barreiras que, tantas vezes, condicionam a liberdade da criação e prática artística e limitam possibilidades ao discurso e à capacidade interpelativa das ideias. Incidindo nesse campo, foi criada a editora  online Berga Malhas, que congrega o reportório dos membros do colectivo num espólio ecléctico, como consequência da sua visão idiossincrática.

Partilha