Carminho está a trabalhar no próximo álbum de originais. Aquele que será o 5º trabalho de inéditos de Carminho teve o seu arranque marcado numa residência artística em Lisboa, nos estúdios Namouche.
Durante 10 dias, das 10 às 6 da tarde, Carminho encontrou-se com os músicos para descobrir os seus fados, sem premeditar um disco, sem saber o desfecho. Registou cada sessão num diário fotográfico (Pedro Tropa) e escrito (Alexandra Carita), que revelará muito do que ainda não sabemos.
Em estúdio Carminho contou com os músicos que a acompanham regularmente: André Dias (guitarra portuguesa), Flávio César Cardoso (viola), Pedro Geraldes (guitarra electrica / lapsteel), Tiago Maia (baixo) e ainda de João Pimenta Gomes (sintetizadores modulares e mellotron). A edição do novo álbum ainda não tem data confirmada.
Após o sucesso de “Maria”, editado em 2018, com uma digressão mundial que continua ainda em 2022, sucedeu-se igualmente a marcante e exclusiva colaboração com Caetano Veloso no disco do artista brasileiro, no tema “Você Você“, e que a presença de Carminho demarcou-se por ser a única convidada do álbum, intitulado “Meu Coco”. O Brasil é, aliás, um dos territórios em que Carminho tem a carreira mais consolidada, como é notório através de digressões bem como de números de streams nas plataformas digitais que atinge em território brasileiro.