Carla Pires… A surpresa de um fado com alma de caminhante

Cartografado” é o quarto álbum de estúdio de Carla Pires, que se segue a “Aqui” (Ocarina 2016), “Rota das Paixões” (Ocarina / World Village 2012) e  “Ilha do Meu Fado” (Ocarina 2005).

 

Cartografado” contou com a direcção artística de Amélia Muge, a produção e arranjos musicais de André M. Santos e a edição da Ocarina Music.

A modernidade da música portuguesa de raízes múltiplas, cosmopolitas mas também rurais, nacionais, mas também viajantes, passa por aqui. Por locais de paragem e de conversa inesperados onde quem escuta é desafiado a entrar num outro tempo e num outro contacto com as andanças do fado pelos caminhos do mundo, por  sonoridades raianas, bulerias de flamenco ou nas voltas do vira, virando o sentido dos fados sem virar o sentir fadista. O desconcerto de uma perda amorosa,  o ajuste de contas com a vida e com o destino, os encontros nas paisagens do silêncio e da solidão,  a partida, a aventura, a sorte, a saudade mas também o regresso e a festa  passam por aqui. Por pontos que nos chegam ao fundo do riso e do choro e que a riqueza emocional da voz de Carla Pires une, traçando as linhas de “Cartografado”.

 

Dos 14 temas do alinhamento, 11 são originais com letras de Amélia Muge, Tiago Torres da Silva, Manuela de Freitas, Maria do Rosário Pedreira, Carla Pires, André M. Santos e Joaquim Balas e  composições de Amélia Muge, André M. Santos, Francis Hime, Ivan Lins, Joaquim Balas, Michales Loukovikas e Samuel Quedas.

 

Cartografado” será lançado fisicamente logo que as condições o permitam.

 

Partilha