Terminou no passado dia 1 de dezembro a XXIV edição dos Caminhos do Cinema Português. Das 5 equipas de júri; Caminhos, Ensaios, FICC, Imprensa CISION e Público, resultaram 26 premiações dais quais “Cabaret Maxime”, de Bruno de Almeida, foi o filme que mais galardões alcançou, nomeadamente Melhor Banda Sonora, para Manuel João Vieira, Melhor Realização, para Bruno de Almeida, Melhor Direção Artística, para João Torres, Melhor Actor Secundário para John Wentinmiglia e o Grande Prémio do Festival.
Destaque ainda para “Até que o Porno nos Separe” que Jorge Pelicano que na sua primeira exibição alcançou o prémio de Melhor Documentário Universidade de Coimbra e o Prémio do Público Chama Amarela, “Por Tua Testemunha” de João Pupo com os Prémios de Melhor Argumento Adaptado e de Melhor Actor para Fernando Rodrigues, “Aparição”, de Fernando Vendrell, que conquistou os prémios de Melhor Atriz Secundária e Melhor Guarda-Roupa, “Maria”, de Catarina Neves Ricci, com os prémios de Melhor Atriz e Menção Honrosa do Júri FICC, Anteu, de João Vladimiro, premiado com o Prémio Melhor Comunicação e Promoção Ivity Brand Corp. e Melhor Curta-Metragem Turismo do Centro, “Entre Sombras”, de Mónica Santos e Alice Guimarães, Melhor Animação e Menção Honrosa do Júri de Imprensa CISION e, finalmente, para “Terra Franca”, de Leonor Teles, que alcançou os prémios D. Quijote da Federação Internacional de Cineclubes e o Prémio de Melhor Longa-Metragem de Ficção Europcar.
Melhor Ensaio Nacional
Um Marco no Futebol, de José Caetano, Universidade da Beira Interior
Menção Honrosa Ensaio Nacional
Manuel Casimiro – Pintar a Palavra, de Isabel Gomes, Colégio das Artes Universidade de Coimbra
Melhor Ensaio Internacional
Vidas Cinza, de Leonardo Martinelli, Universidade Estácio de Sá
Menção Honrosa Ensaio Internacional
In Between Spaces, de Don Senoc, Instituto de Cinema da Universidade das Filipinas
Prémio de Imprensa CISION
Bostofrio, oú le ciel rejoint la terre, de Paulo Carneiro.
Menção Honrosa
Entre Sombras, de Mónica Santos e Alice Guimarães (ANIMAIS AVPL, VIVEMAIUMDI!, 1 Segundo Filmes)
IFFS D. Quijote Award / Prémio D. Quijote da Federação Internacional de Cineclubes (FICC)
Terra Franca, de Leonor Teles (Uma Pedra no Sapato)
Menção Honrosa
Maria, de Catarina Neves Ricci (UKBAR Filmes)
Júri Caminhos
Prémios Técnicos e Artísticos
Melhor Actor
Fernando Rodrigues em Por Tua Testemunha, de João Pupo (Terratreme)
Melhor Actor Secundário
Jonh Ventimiglia em Cabaret Maxine, de Bruno de Almeida (BA Filmes)
Melhor Actriz
Valerie Bradell em Maria, de Catarina Neves Ricci (Ukbar Filmes)
Menção Honrosa
Grace Passô em Praça Paris, de Lúcia Murat (Fado Filmes)
Melhor Actriz Secundária
Rita Martins em FILME de REALIZADOR (PRODUTORA)
Melhor Direcção Artística
João Torres em Cabaret Maxine, de Bruno de Almeida (BA Filmes)
Melhor Direção de Fotografia
João Ribeiro AIP em A Árvore, de André Gil da Mata
Melhor Guarda Roupa
Patrícia Doria em Aparição, de Fernando Vendrell (David & Golias)
Melhor Realizador
Bruno de Almeida, com o filme Cabaret Maxine, de Bruno de Almeida (BA Filmes)
Melhor Caracterização
Catarina Santiago em A Estranha Casa na Bruma, de Guilherme Daniel (Suspícios Filmes)
Melhor Montagem
Marco Amaral e João Braz em 3 Anos Depois, de Marco Amaral
Melhor Som
Artur Cyaneto, Emílio Alicante em Caminhos Magnétykos de Edgar Pêra (Bando à Parte)
Melhor Argumento Original
Eugènne Green, em Como Fernando Pessoa Salvou Portugal de Eugènne Green (O Som e a Fúria)
Melhor Argumento Adaptado
João Pupo, em Por Sua Testemunha, de João Pupo (Terratreme)
Melhor Banda Sonora Original
Manuel João Vieira, em Cabaret Maxine de Bruno de Almeida (BA Filmes)
Melhor Comunicação e Promoção IVITY BRAND CORP
João Vladimiro, em Anteu de João Vladimir (Terratreme)
Prémio Revelação
Mónica Chen, em Califórnia, de Nuno Baltazar
Prémio Melhor Animação
Entre Sombras, de Mónica Santos e Alice Guimarães (ANIMAIS AVPL, VIVEMAIUMDI!, 1 Segundo Filmes)
Prémio Melhor Documentário Universidade de Coimbra
Até que o Porno nos Separe, de Jorge Pelicano (Até ao Fim do Mundo)
Prémio Melhor Curta-Metragem Turismo do Centro
Anteu, de João Vladimir (Terratreme)
Prémio Melhor Longa-Metragem de Ficção EUROPCAR
Terra Franca, de Leonor Teles (Uma Pedra no Sapato)
Grande Prémio do Festival
Cabaret Maxine, de Bruno de Almeida (BA FILMES)
Prémio do Público Chama Amarela
Até que o Porno nos Separe, de Jorge Pelicano (Até ao Fim do Mundo)