“Cabraqimera” peça de dança em patins é apresentada no Teatro Viriato

Um quarteto de bailarinos em cima de patins” é assim que se define o projeto “Cabraqimera”, de Catarina Miranda, que é apresentado no Teatro Viriato no próximo sábado, dia 22 de Maio. “Cabraqimera” é uma peça de dança que aborda uma contemporaneidade, simultaneamente física e tecnológica, onde um sistema de organização espacial, baseado em desportos de velocidade, estabelece um conjunto de códigos de ocupação, interceções e encontros.

 

“Esta é uma peça de dança feita sobre próteses, sobre patins. Foi construída a partir da necessidade de colocar o corpo num estado de desafio, num estado de perigo e da sensação de novo. Olhando para uma realidade em que tudo está cada vez mais normativo, controlado, fechado, há uma necessidade de trazer novos desafios ao movimento e por isso se pensou em colocar próteses nos pés dos bailarinos para construir constrangimentos físicos”, explica a coreógrafa.

 

A dimensão plástica e hipnótica do gesto, é evidenciada por um sistema lumínico que revela espaços negativos e positivos, projetando o corpo para uma alteridade extrema e abrindo o terreno para a ficção.

De acordo com Catarina Miranda, “Cabraqimera”, este trabalho artístico questiona “o lugar do corpo eficiente” e reflete sobre “essa eficiência na velocidade e na conclusão de tarefas, abrindo espaço para outro género de fisicalidade e para outros géneros de discursos”.

Cabraqimera” nasce do Programa de Convite à Criação Artística Nacional, lançado pela rede de programação 5 Sentidos.

Partilha