Britânicos Menace pela primeira vez em Portugal com data unica em Coimbra

Desta vez, e com data u14nica em Coimbra (Atelier A Fábrica), no dia 11 de fevereiro de 2023, o Syndikat Sekt volta a primar pelo revivalismo de mais uma banda clássica do espírito Punk 77, com os Veneno California e os Grito! a abrir.

É a vez de Menace, uma banda punk londrina da primeira vaga, que surgiu em 1976 através de Morgan Webster (vocalista), Steve Tannett (guitarrista), Charlie Casey (baixista) e Noel McDonagh, também conhecido por Noel Martin (baterista), que deram o primeiro concerto no famoso pub “The Hope And Anchor”, o que fez com que rapidamente chegassem ao “Roxy” e ao “Vortex”, bem como a festivais como o “Rock Against Racism”, criando assim um grande número de fãs que foi impulsionado por concertos regulares a suporte de bandas como Sham 69, entre outras. Aliás, não foi por acaso que naquela época a revista “Sniffin’ Glue” criou a manchete “Menace é a melhor banda punk da Inglaterra hoje!”

Assinaram em agosto de 1977 com a Illegal Records, iniciando como reta de lançamento um single com dois temas: “Screwed Up” e “Insane Society”.

Em 1978 lançaram mais dois singles, um pela Small Wonder Records com os temas “G.L.C.” e “I’m Civilised”, e outro novamente pela Illegal Records com os temas “I Need Nothing” e Electrocutioner”.

Em 1979 voltaram a editar pela Small Wonder Records outro single com os temas “Last Years Youth” e “Carry No Banners”, terminado em 1980 com um 7’’ EP pela Fresh Records com os temas “The Young Ones”, “Tomorrow’s World” e “Live For Today”.

Após quatro bons singles, um EP e três editoras, a banda terminou em 1979, regressando no final dos anos 90 com um dos membros originais, o baterista Noel Martin, agora também vocalista. Têm lançado diverso material novo, tendo agora como última edição o álbum “Social Insecurity” de 2018.

A música forte, simples, mas musicalmente competente e criativa de Menace é frequentemente descrita como tendo influenciado, ou mesmo sendo a origem da música “Oi!”, um subgénero da música punk associada à cultura skinhead e classe operária.

Partilha